Tecnologia na educação, ensino a distância, e aprendizagem mediada pela tecnolgia

Autores

  • Eduardo O. C. Chaves

Palavras-chave:

Ensino a Distancia, Aprendizagem Medida pela Tecnologia, Novos Paradigmas Educacionais

Resumo

Numa seção introdutória, onde questões conceptuais e terminológicas são discutidas, argumenta-se que a expressão “Ensino a Distância" é mais adequada do que as expressões “Educação a Distância”, "Aprendizado a Distância”, "Tele-educação” e “Teleaprendizado”, devendo, portanto, ser preferida. Em seguida se faz um contraste entre Ensino a Distância e Aprendizagem Mediada pela Tecnologia. Na seqüência, os principais argumentos para o Ensino a Distância são apresentados e os méritos relativos do Ensino Presencial e do Ensino a Distância são apreciados. Uma crítica dos modelos educacionais centrados no ensino (presencial ou remoto) é então feita para preparar o caminho para o argumento de que a educação, no futuro, terá que ser centrada no aprendente, não no ensinante, nos processos de aprendizado, não nos métodos de ensino, em “pull” mais do que em “push”, e que será inevitavelmente mediada pela tecnologia. Argumenta-se, finalmente, que a escola, criada, como foi para gerar produtos padronizados (basicamente alunos idênticos e intercambiáveis), não está preparada para ajudar uma
população muito diversificada de alunos de forma personalizada e individualizada, como é necessário em nossa cultura hoje. Seu papel poderá ser ocupado por ambientes ricos em possibilidades de aprendizagem que inevitavelmente farão uso de recursos tecnológicos em rede e de comunicação mediada pela tecnologia. Sugere-se, assim, que Aprendizado Mediado pela
Tecnologia é uma estratégia mais adequada nesse contexto do que Ensino a Distância.

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Referências

CHAVES, Eduardo O. C. Filosofia de Educação e a Análise de Conceitos Educacionais. In: REZENDE, Antônio M. de (org.) Introdução Teórica e Prática às Ciências da Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

DEMO, Pedro. Questões para a Teleducação. São Paulo: Editora Vozes, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

ROCA, Octavi. A Autoformação e a Formação à Distância: As Tecnologias da Educação nos Processos de Aprendizagem. In:

SANCHO, Juana M. (org.) Para Uma Tecnologia Educacional. Porto Alegre: AHMed, 1998.

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Publicado

1999-11-30

Como Citar

Chaves, E. O. C. (1999). Tecnologia na educação, ensino a distância, e aprendizagem mediada pela tecnolgia. Revista De Educação PUC-Campinas, 3(7). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/421

Edição

Seção

Artigos