Tecnologia na educação, ensino a distância, e aprendizagem mediada pela tecnolgia
Palavras-chave:
Ensino a Distancia, Aprendizagem Medida pela Tecnologia, Novos Paradigmas EducacionaisResumo
Numa seção introdutória, onde questões conceptuais e terminológicas são discutidas, argumenta-se que a expressão “Ensino a Distância" é mais adequada do que as expressões “Educação a Distância”, "Aprendizado a Distância”, "Tele-educação” e “Teleaprendizado”, devendo, portanto, ser preferida. Em seguida se faz um contraste entre Ensino a Distância e Aprendizagem Mediada pela Tecnologia. Na seqüência, os principais argumentos para o Ensino a Distância são apresentados e os méritos relativos do Ensino Presencial e do Ensino a Distância são apreciados. Uma crítica dos modelos educacionais centrados no ensino (presencial ou remoto) é então feita para preparar o caminho para o argumento de que a educação, no futuro, terá que ser centrada no aprendente, não no ensinante, nos processos de aprendizado, não nos métodos de ensino, em “pull” mais do que em “push”, e que será inevitavelmente mediada pela tecnologia. Argumenta-se, finalmente, que a escola, criada, como foi para gerar produtos padronizados (basicamente alunos idênticos e intercambiáveis), não está preparada para ajudar uma
população muito diversificada de alunos de forma personalizada e individualizada, como é necessário em nossa cultura hoje. Seu papel poderá ser ocupado por ambientes ricos em possibilidades de aprendizagem que inevitavelmente farão uso de recursos tecnológicos em rede e de comunicação mediada pela tecnologia. Sugere-se, assim, que Aprendizado Mediado pela
Tecnologia é uma estratégia mais adequada nesse contexto do que Ensino a Distância.
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Referências
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