Formação de professores e profissionais de saúde para a promoção da autorregulação em saúde na infância | Formation of professors and health professionals to promote self-regulation in childhood health

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a4137

Palavras-chave:

Autocuidado. Educação. Formação de professores. Saúde.

Resumo

Aborda-se a temática da autorregulação da aprendizagem, no contexto da promoção do autocuidado em saúde. Trata-se de um estudo qualitativo. A pesquisa teve por objetivos: (a) realizar um programa de formação, com profissionais da Atenção Básica participantes do Programa Saúde na Escola e com professores de escolas de Educação Básica no Sul do Brasil, sobre a temática autocuidado em saúde; (b) acompanhar a intervenção em autorregulação em saúde, conduzida pelos professores e profissionais de saúde participantes da formação, junto a alunos do 5º ano, adotando-se como referencial a autorregulação da aprendizagem. Participaram do estudo 35 profissionais: dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, professores, supervisora, orientadoras educacionais e uma vice-diretora. O estudo desenvolveu-se em duas fases: (1) formação de professores e profissionais de saúde com vistas à promoção da autorregulação da saúde nos domínios de alimentação saudável e saúde bucal em escolares; (2) intervenção para a promoção da autorregulação em saúde, junto a alunos do 5º ano da Educação Básica, conduzida pelos professores e profissionais que realizaram a formação. Ambas as etapas estão descritas neste estudo. Os profissionais de ensino e de saúde envolvidos na formação e no desenvolvimento da intervenção engajaram-se no propósito de se tornarem autorreguladores e modeladores de práticas cotidianas na escola. Isso os subsidiou para o uso de metodologias que proporcionaram o aprender a aprender e o uso de estratégias autorregulatórias em sala de aula. As crianças participantes desse estudo mostraram-se capazes de planejar, executar e avaliar em outras situações do cotidiano, organizando objetivos coerentes com as atividades e desenvolvendo a competência de transpor para outros domínios as aprendizagens sobre os processos de autorregulação. O estudo mostra-se promissor para pensar a autorregulação no domínio da saúde e na formação de educadores, em especial na infância.

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Biografia do Autor

Cleidilene Ramos Magalhães, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Departamento de Educação e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde. R. Sarmento Leite, 245, Centro Histórico, 90050-170, Porto Alegre, RS, Brasil.

Stéfani Almeida Schneider, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Departamento de Educação e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde. R. Sarmento Leite, 245, Centro Histórico, 90050-170, Porto Alegre, RS, Brasil.

Mariana da Silva Bauer, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Departamento de Educação e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde. R. Sarmento Leite, 245, Centro Histórico, 90050-170, Porto Alegre, RS, Brasil.

Maína Hemann Strack, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Nutricionista, Mestra em Ensino na Saúde

Carmem Lisiane Escouto de Souza, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Departamento de Educação e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde. R. Sarmento Leite, 245, Centro Histórico, 90050-170, Porto Alegre, RS, Brasil.

Pedro Rosário, Universidade do Minho

Universidade do Minho, Escola de Psicologia, Departamento de Psicologia Aplicada. Braga, Portugal.

Luciana Bisio Mattos, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Departamento de Educação e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde. R. Sarmento Leite, 245, Centro Histórico, 90050-170, Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2018-10-23

Como Citar

Magalhães, C. R., Schneider, S. A., Bauer, M. da S., Strack, M. H., Souza, C. L. E. de, Rosário, P., & Mattos, L. B. (2018). Formação de professores e profissionais de saúde para a promoção da autorregulação em saúde na infância | Formation of professors and health professionals to promote self-regulation in childhood health. Revista De Educação PUC-Campinas, 23(3), 425–437. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a4137

Edição

Seção

Seção Temática: A autorregulação da Aprendizagem: formação de docentes e discentes no contexto educacional