A psicologia de Carl Rogers na formação e atuação de orientadores educacionais / The psychology of Carl Rogers in the training and activities of school counselors

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a3838

Palavras-chave:

Carl Rogers. Orientação educacional. Relações interpessoais.

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a contribuição da Psicologia de Carl Rogers na formação e atuação de orientadores educacionais no Estado de São Paulo. O estudo realizado atende às características da abordagem qualitativa de pesquisa. Foram analisados depoimentos de duas ex orientadoras educacionais, uma de escola pública e outra de escola particular. Para a análise dos depoimentos empregou-se a “análise da prosa”, proposta metodológica de Marli André. Para contextualizar a Orientação Educacional no Estado de São Paulo, evidenciando seu entrecruzamento com a abordagem rogeriana, é feita apresentação sucinta da Orientação Educacional na legislação brasileira e uma referência ao primeiro concurso público de ingresso de orientadores educacionais na rede pública estadual de ensino de São Paulo. A análise evidenciou que a psicologia de Rogers, em especial as condições ou atitudes facilitadoras, consideração positiva incondicional, autenticidade e empatia, fizeram parte do repertório formativo das orientadoras. Também evidenciou que, no contexto escolar, a incompreensão do não diretivismo da proposta rogeriana ocasionou a deturpação das ideias de Carl Rogers.

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Biografia do Autor

Laurinda Ramalho de Almeida, Pontificia Universidade Católica de São Paulo

 

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Educação, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e Mestrado Profi ssional em Educação: Formação de Formadores. R. Monte Alegre, 984, Sala 4E-07, Perdizes, 05014-901, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

Almeida, L. R. de. (2018). A psicologia de Carl Rogers na formação e atuação de orientadores educacionais / The psychology of Carl Rogers in the training and activities of school counselors. Revista De Educação PUC-Campinas, 23(2), 311–327. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a3838