Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial docente / Humanization and critical teaching: art as mediation in initial teacher training

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a3648

Palavras-chave:

Docência crítica. Formação de professores. Humanização. Psicologia da educação.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa de doutoramento de caráter interventivo. Adota-se o aporte teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural com o objetivo de investigar se atividades cujas bases incluem a ética e a estética ampliam a visão dos estudantes sobre a dimensão humanizadora da docência e conduzem à docência crítica. Participaram 30 alunas do quinto semestre do curso de Pedagogia em faculdade privada no interior de São Paulo. Recorreu-se às materialidades artísticas mediadoras como instrumento psicológico promotor de reflexões críticas. Os dados foram obtidos em quatro situações interventivas por meio de desenhos e textos produzidos pelas participantes. Registrou-se em Diário de Campo as observações das situações que envolveram o uso das materialidades. A leitura do material e dos Diários de Campo resultou em informações agrupadas em núcleos de significação, possibilitando a aproximação dos sentidos sobre a docência e o trabalho docente, configurados pelas participantes. A pesquisa revelou a prevalência da afetividade no modo de conceber a docência; que a docência ainda é vista como missão, acolhendo a dor e atenuando a exclusão social. Evidenciou a apropriação sem reflexões críticas do discurso oficial da educação para justificar a importância da educação escolar e valorizar a escolha da docência.

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Biografia do Autor

Magda Machado Ribeiro Venancio, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Av. John Boyd Dunlop, s/n., Jardim Ipaussurama, 13059-900, Campinas, SP, Brasil.

Vera Lucia Trevisan de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Av. John Boyd Dunlop, s/n., Jardim Ipaussurama, 13059-900, Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

Venancio, M. M. R., & Souza, V. L. T. de. (2018). Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial docente / Humanization and critical teaching: art as mediation in initial teacher training. Revista De Educação PUC-Campinas, 23(2), 175–189. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a3648