Editorial

Autores

  • João Baptista de Almeida Júnior

Resumo

Numa abordagem teórica que denuncia a tendência de aproximação do mundo escolar ao mundo fabril, e que ieva-nos a confundir subrepticiamente educação e trabalho,· Maria de Fátima Piconi, mestranda em Educação da Unisal, propõe transformar a escola num espaço de desocultação da ideologia neoliberal dominante. O artigo "A práxis no cotidiano escolar: realidade e possibílídade de ação" traz à luz, numa perspectiva histórica, as formas com que a instituição escolar vem sendo instrumentalizada a serviço do capital, procurando disciplinar os sujeitos ao mundo do. trabalho. Na discussão das possibilidades de superação dessa tendência, a autora apóia-se em Gramsci e Freire ao sugerir uma práxis revolucionária no espaço escolar contrária à hegemonia do sistema capitalista, sendo o papel do professor o de elaborar.junto com seus alunos, um conhecimento que reafirme o poder revolucionário de refazer a sociedade.

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Publicado

2002-11-30

Como Citar

Almeida Júnior, J. B. de. (2002). Editorial. Revista De Educação PUC-Campinas, (13). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/314

Edição

Seção

Editorial