Universidade e formação de professores: oficinas pedagógicas e transformação da prática docente

Autores

  • Dulce Maria Pompêo de Camargo

Palavras-chave:

Formação de professores, Prática Docente, Oficinas Pedagógicas

Resumo

As mudanças atuais na política educacional brasileira têm provocado um forte impacto nos cursos de formação de professores e consequentemente na qualidade do ensino oferecido nos diferentes níveis. O Programa de Mestrado em Educação da PUC-Campinas em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais, que tem como uma de suas prioridades o curso de licenciatura, exige de nossa parte a busca de alternativas tanto para a formação dos alunos enquanto educadores, como para a formação continuada de professores da rede oficial de ensino. Diante do quadro nacional que se mostra, desde a década de 70, pouco promissor para a licenciatura em Ciências Sociais, a oficialização do Laboratório de Ensino, Sociedade e Cultura – LESC, em 1997, veio preencher um vazio no processo de luta para garantir a presença da disciplina de Sociologia no ensino médio. Nele temos desenvolvido atividades de natureza qualitativa, ligadas ao ensino, a pesquisa e a extensão. O LESC enquanto grupo de pesquisa vem sofrendo contínuas transformações a partir do processo de redefinição do interesse temático dos seus membros. Os projetos que desenvolve têm possibilitado a inserção direta de alunos da graduação, pós-graduação, bem como professores de Redes Oficiais de Ensino Fundamental e Médio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, M. Etnografia da Prática Escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.

BARBIER, R. Pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

BOGDAN, R. & BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Ed., 1994.

BOTOMÉ, S.P. Pesquisa Alienada e Ensino Alienante: o equívoco da extensão universitária. Petrópolis, RJ: Vozes, São Carlos, SP: Ed UFSCar; Caxias do Sul, RS: Ed. Univ. Caxias do Sul, 1996.

BRASIL, LEI de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília: Ministério da Educação, 1996.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

BUENO, M. Sylvia S. Políticas Atuais para o Ensino Médio. Campinas, SP: Papirus, 2000.

CAMARGO, D.M.P. Mundos Entrecruzados: formação de professores leigos. Campinas, SP: Alínea, 1997.

CAMARGO, DulceM.P., Conhecimento Escolar: o mito da fronteira entre a ciência e a cultura in VEIGA, 1. e CASTANHO, M. E. (Orgs.) Pedagogia Universitária: a aula em foco, Campinas, SP: Papirus, 2000.

CUNHA, Maria Isabel. O Bom Professor e sua Prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.

DEMO, Pedro. Conhecimento Moderno: sobre ética e intervenção do conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

FAZENDA, I. (Org.). Novos Enfoques da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1992.

FAZENDA, I. (Org.). A Pesquisa em Educação e as Transformações do Conhecimento. Campinas, SP: Papirus, Coleção Práxis, 1995.

FOROUIN, Jean C. Escola e Cultura: as bases epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GERALDI, Corinta et ai. Cartografias do Trabalho Docente: professor(a) pesquisador(a). Campinas(SP): Mercado de Letras/ALB, 1998

GIROUX, Henry A. Os Professores como Intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

HERNÁNDEZ, F & VENTURA, M. A Organiza­ção do Currículo por Projetos de Trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed., Porto Alegre: Artmed, 1998.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

IANNI, Octávio. Sobre a inclusão da Sociologia no Curso Secundário. ln: Revista Atualidades Pedagógicas. São Paulo: Cia. Editora Nacional, ano VIII, n2 40, jan-abr 1957, p. 19 e 20.

KRAMER, Sônia & SOUZA, S. J. Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996.

KUENZER, Acácia Z. Ensino de 22 Grau: o trabalho como princípio educativo. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

KUENZER, Acácia Z. As políticas de formação: a construção da identidade do professor sobrante, in Revista Educação e Sociedade. Campinas, SP: Cedes, ano XX, n2 68-especial, dez. 1999, p.163-183.

LOPES, Doraci Alves. Sociologia e PLC 9/00: o fim do imponderável. Correio Popular, Campi­nas, SP, 08/09/2001.

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MELLO, G.N. Diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio: Parecer 15/98 do Conselho Nacional de Educação. ln: Parâmetros Curri­culares Nacionais para o Ensino Médio- Ba­ses Legais - Vol 1 - Ministério da Educação, 1999.

MINAYO, Maria Cecília de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade, Perópolis (RJ): Vozes, 1993.

MORAES, Amaury César Moraes. Porque Sociologia e Filosofia no Ensino Médio. USP. São Paulo. www.sociologos.org.br/textos/sociol

MORAES, Carmen Sylvia V. Ensino médio e qualificação profissional: uma perspectiva histórica. ln: BRUNO, L. Educação e trabalho no capitalismo contemporâneo: leituras sele­cionadas. São Paulo: Atlas, 1996, p. 124-145.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da Pesquisa: abordagem teóri­co-prática. Campinas(SP): Papirus, 1995.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

PENIN, S. A Aula: espaço de conhecimento, lugar de cultura. Campinas, SP: Papirus, 1994.

SACRISTÁN, Jimeno.G. & GÓMEZ, A.I.P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SANTOMÉ J. T. Globalização e interdisci­plinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SANTOS FILHO, José Camilo. & GAMBOA, Sílvio Sánchez. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1995.

SARANDY, Flávio Marcos Silva. Reflexões acerca do sentido da sociologia no Ensino Médio www.sociologos.org.br/textos/sociol

SAVIANI, Demerval. Comentário sobre o Parecer Diretrizes Nacionais para a organização curricular do Ensino Médio de Guiomar Namo de Mello. www.sociologos.org.br/textos/sociol

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa­ação. São Paulo: Cortez/Ed. Autores Associados, 1985.

TRIVI NOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2003-11-30

Como Citar

Camargo, D. M. P. de. (2003). Universidade e formação de professores: oficinas pedagógicas e transformação da prática docente. Revista De Educação PUC-Campinas, (15). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/300

Edição

Seção

Artigos