Projeto Político-Pedagógico: transformações da prática pedagógica no discurso de gestores escolares

Autores

  • José Márcio Silva Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rita Márcia Andrade Vaz de Mello Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2957

Palavras-chave:

Formação profissional, Gestão escolar, Práticas pedagógicas, Projeto político-pedagógico, Projeto vivencial

Resumo

O presente trabalho busca compreender em que medida a reelaboração do Projeto Político-Pedagógico tem propiciado transformações da prática pedagógica no contexto da gestão escolar. Os dados foram coletados por meio de abordagem qualitativa e pesquisa-ação, com o propósito de discutir as temáticas com gestores cursistas, na Sala Ambiente Virtual, particularmente da disciplina Projeto Vivencial, que integra o conteúdo programático e formativo do curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão Escolar. Os resultados parecem ainda indicar que, apesar dos limites e muitos desafios encontrados nos fazeres pedagógicos, é possível que a interlocução entre teoria e prática em uma perspectiva de formação continuada voltada aos gestores escolares esteja sendo incorporada às práticas de gestão. Observou-se, em linhas gerais, que é por meio do Projeto Político-Pedagógico que a gestão escolar ganha sentido de sua existência e constitui o componente central nas práticas pedagógicas expressas nas concepções de gestores escolares que atuam na/sobre a escola.

Palavras-chave: Formação profissional. Gestão escolar. Práticas pedagógicas. Projeto político-pedagógico. Projeto vivencial.

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Biografia do Autor

José Márcio Silva Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa

Professora associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (MG)

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Publicado

2016-05-04

Como Citar

Barbosa, J. M. S., & Mello, R. M. A. V. de. (2016). Projeto Político-Pedagógico: transformações da prática pedagógica no discurso de gestores escolares. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(1), 31–43. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2957