Trabalho docente no contexto da inclusão: formação continuada com enfoque colaborativo

Autores

  • Evani Andreatta Amaral Camargo Centro Universitário Moura Lacerda
  • Maria Inês Bacellar Monteiro Universidade Metodista de Piracicaba
  • Ana Paula de Freitas Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2891

Palavras-chave:

Aluno com deficiência, Educação inclusiva, Formação docente, Pesquisa colaborativa, Trabalho docente

Resumo

Esta pesquisa, fundamentada na perspectiva colaborativa, tem como objetivo criar espaço para discussão sobre práticas pedagógicas e buscar caminhos para superar as dificuldades vivenciadas por professores, no trabalho educacional, junto aos seus alunos com deficiência. Foram realizados encontros com 21 professores do ensino fundamental de uma escola pública. Identificou-se que os professores refletem sobre o processo de ensino e aprendizagem de seus alunos com deficiência, quando há espaço para isso. O estudo de questões teóricas relacionadas às práticas pedagógicas possibilitou, aos docentes, aprofundamento sobre o próprio trabalho. Entretanto, o modo como a escola está organizada e as suas variadas demandas constituem desafios à proposta de formação docente colaborativa. Aponta-se a contribuição da perspectiva Histórico-cultural para se compreender o aluno com deficiência em seu processo de desenvolvimento, considerando as dimensões cultural e semiótica do funcionamento humano.

Palavras-chave: Aluno com deficiência. Educação inclusiva. Formação docente. Pesquisa colaborativa. Trabalho docente.

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Biografia do Autor

Evani Andreatta Amaral Camargo, Centro Universitário Moura Lacerda

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1977), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Pós-doutorado em Linguística. Atualmente é pesquisador da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência mental, família, linguagem, narrativa e clínica fonoaudiológica. Além disso, apresenta pesquisa em Educação e em Linguística, na área de Educação Especial e desenvolvimento da linguagem nas perspectiva bakhtiniana e histórico cultural. Atualmente atua como Professora no Curso de Mestrado em Educação, no Centro Universitário Moura Lacerda, na linha Constituição do Sujeito Escolar.

Maria Inês Bacellar Monteiro, Universidade Metodista de Piracicaba

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978), Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1985) e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1992). É professora em tempo integral da Universidade Metodista de Piracicaba dos cursos de Graduação: Licenciatura em Letras-Português, Letras-Inglês, História e Filosofia; de Pós Graduação lato sensu: Alfabetização e Letramento e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, educação especial, deficiência e relações de ensino. Atualmente coordena os projetos de pesquisa: Alunos com necessidades especiais e os processos de ensino-aprendizagem na escola inclusiva , com auxílio financeiro do Programa de Apoio à Educação Especial - PROESP/CAPES e Os professores e seus alunos com deficiência na escola: um estudo sobre as relações de ensino na perspectiva histórico-cultural , com auxílio financeiro FAPESP (processo: 2013/08991-6)

Ana Paula de Freitas, Universidade São Francisco

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989). Mestre e Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1996; 2001). Entre 2009 e 2011 coordenou o Projeto de Pesquisa A compreensão dos indícios das possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem em crianças com deficiência mental na escola regular, com auxílio regular da FAPESP. Atualmente coordena o Projeto de Investigação A elaboração de conceitos científicos por alunos com deficiência: formação docente e práticas pedagógicas, financiado pelo CNPq. Tem realizado projetos de investigação relacionados aos seguintes temas: condições e possibilidades para a formação do aluno com ou sem deficiência, relações de ensino, formação docente, educação inclusiva, perspectiva histórico-cultural. Desde 2015 atua como docente do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade São Francisco, Itatiba, na linha Práticas discursivas, processos culturais e educativos.

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Publicado

2016-05-04

Como Citar

Camargo, E. A. A., Monteiro, M. I. B., & Freitas, A. P. de. (2016). Trabalho docente no contexto da inclusão: formação continuada com enfoque colaborativo. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(1), 45–57. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2891