O papel das ONGs no encaminhamento de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho

Autores

  • Samira Saad Pulchério Lancillotti

Palavras-chave:

Deficiência, Trabalho, ONGs

Resumo

O objetivo desse trabalho é debater o papel cumprido pelas Organizações não governamentais (ONGs) no encaminhamento de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho formal. O atendimento das necessidades destas pessoas tem sido procedido, contemporaneamente, por organizações dessa natureza. Impõe-se, para as ciências humanas, a análise e debate das contradições implicadas nessas ações, particularmente no contexto de desemprego estrutural que estamos vivendo. Utilizamos como base para discussão um recorte de pesquisa realizada no período de 1998 a 2000 no mercado de trabalho formal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, G. L. A Produção da Escola Pública Contemporânea. Campinas, SP, UNICAMP, 1998.Tese (pós-doutoramento em educação).

ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? - ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1995.

ANTUNES,R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boi tempo, 1999.

AURELIANO, L., DRAIBE,S.M. O Wel fare State no Brasil: características e perspectivas. Cadernos NEPP/ UNICAMP (8). Campinas: UNICAMP,1988.

BAVA, S. C. O Terceiro Setor e os desafios do Estado de São Paulo para o século XX. ln:ONGs identidade e desafios atuais. Campinas: Autores Associados, 2000.

BRASIL. Constituição. Constituição da república Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal,1988.

BRASIL. Lei Federal nº 8.666, de 21/06/93. Estabelece normas gerais sobre licitações e serviços, inclusive publicidade, compras, alienações (concessões) e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Diário Oficial [da República FederativadoBrasil], Brasília,jun.1993.

BRASIL. Lei Federal nº 9.790, de 23/03/99. Dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de interesse Público,institui e disciplina o Termo de Parceria, e dá outras providências. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, 1999.

CHESNAIS,F.Capitalismo de fim de século. ln: COGGIOLA, O. (Org.). Globalização esocialis­ mo. São Paulo: Xamã, 1997.

HADDAD,S.As ONGseos novos direitos.nov. 2002. Disponível em <http://www.abong.org.br/> Acesso em 09 abr. 2004.

IANNI, O. A era do globalismo. 3.ed. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira,1997.

JANNUZZI, G.M. A luta pela educação do deficiente mental no Brasil. 2.ed. Campinas: Cortez/Autores Associados, 1985.

JANNUZZI, G.M. As Políticas e os espaços para a criança excepcional. ln: FREITAS, Marcos. C. (Org.). História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 1997.

LANCILLOTTI, S. S. P. Deficiência e trabalho: redimensionando o singular no contexto universal. Campinas: Autores Associados, 2003.

LANDIM, L.; DURÃO, J. E. S. A criação de um novo marco legal para o Terceiro Setor no Brasil. Disponível em:<http://www.abong.org.br/ novosite/download/Landim_Durao.doc> Acesso em 09 abr. 2004.

MAZZOTTA,M.J.S.Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.

MORAES, R. C. C. Liberalismo e Neolibera­ lismo: uma introdução comparativa.Campinas: IFHC/UNICAMP,1997.

NERES, C. C. O Público e o Privado na História da Educação Especial. ln: Revista HISTEDBR­ On line, n.11; setembro 2003; 09/04/2004.

NETTO, J. P. Crise do socialismo e ofensiva neoliberal. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995. (Coleção questões da nossa época, v.20).

OLIVEIRA,F.Brasil: da pobreza da inflação para a inflação da pobreza. ln: ONGs identidade e desafios atuais. Campinas:Autores Associados, 2000.

SINGER, P. Globalização e desemprego: diagnóstico e alternativas. 4.ed. São Paulo: Contexto,2000.

STEIL, C.A. Movimento popular e ONGs em tempos de globalização. Anais/Resumos, 51ª Reunião anual da SBPC. São Paulo, SP-outubro/1999.

VALENTE, A.L.E.F. Educação na Bélgica e tendências globais: os novos braços do Estado seriam as ONGs? (p.111-125) ln: FERREIRA, M. O. GUGLIANO A. A. Fragmentos da globalização na educação. Porto Alegre: Artes Médicas,2000.

Downloads

Publicado

2004-06-30

Como Citar

Lancillotti, S. S. P. (2004). O papel das ONGs no encaminhamento de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho. Revista De Educação PUC-Campinas, (16). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/289

Edição

Seção

Artigos