O professor e o processo educacional de alunos que apresentam deficiências

Autores

  • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar

Palavras-chave:

formação do professor , Educação Especial, Educação Inclusiva

Resumo

Esse texto propõe-se a abordar e analisar distintas situações de sala de aula, apontando posições diferenciadas do professor diante do desafio pedagógico com seus alunos. Para possibilitar as análises das situações escolhidas, tomamos por pressuposto epistemológico o materialismo histórico, que nos permite enfocar o movimento de mudanças do professor em seu pensar/ fazer educacional. Concluímos que o cotidiano escolar solicita uma opção metodológica pelo próprio professor, que o possibilite dissolver a separação instituída pela fragmentação do conhecimento e acreditar no desenvolvimento de seus alunos. Essa abordagem traz em si uma opção política de luta para a garantia do espaço e da freqüência de todos os alunos na escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de estado. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

BOURDIEU, P. & PASSERON, J. C. A Reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves Ed, 1982.

BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 2, DE 11 de setembrode2001. Institui as Diretrizes Nacionais de Educação Especial na Educação Básica.

BUENO, G. A produção social da identidade do anormal. ln FREITAS, M.C.(Org.).História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez: USF, 1997.

CHARLOT, B. A mistificação pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

DEWEY, J. Democracia e educação: introdu­ção à filosofia da educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 4. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.

DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. Tradução Lourenço Filho. São Paulo: Melhora­ mentos, 1955.

FONSECA, Vitorda. Educação Especial. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

GRAMSC1,A. Concepção dialética da história. 7.ed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1987.

KASSAR, M. Ciência e senso comum no cotidiano das Classes Especiais. Campinas: Papirus,1995.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizontes,1978.

LURIA, AR. Curso de Psicologia Geral 1. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 1979.

SICA,Clélia Mendonça. Educação do deficiente mental. ln Assumpção Júnior, Francisco B. e Sprovieri, Maria Helena.(Orgs.) Introdução ao estudo da deficiência mental. São Paulo: Memnon,1991.

TELFORD, C.W. & SAWREY, J.M. O indivíduo excepcional. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar,1984.

VYGOTSKY,L.S.A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

VYGOTSKY, L.S. The genesis of higher mental functions. The concept of activity in soviet psychology. J.V. Wertsch ed. Sharpe, NY, 1981.

Downloads

Publicado

2004-06-30

Como Citar

Kassar, M. de C. M. (2004). O professor e o processo educacional de alunos que apresentam deficiências. Revista De Educação PUC-Campinas, (16). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/288

Edição

Seção

Artigos