Formação continuada do professor de Educação Física com foco na inclusão escolar

Autores

  • Maria Luiza Salzani Fiorini Universidade Estadual Paulista
  • Eduardo José Manzini Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2827

Palavras-chave:

Avaliação, Educação especial, Ensino regular, Formação docente, Pesquisa colaborativa

Resumo

Fundamentada na pesquisa reflexiva e colaborativa para a formação de professores, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar, sob o ponto de vista dos professores de Educação Física que trabalhavam com alunos com deficiência e alunos com autismo matriculados no Ensino Regular, as aulas de uma formação teórica em relação aos conteúdos, dinâmica, material impresso e colaboração para a prática docente. Os participantes foram 16 professores de Educação Física, organizados em dois grupos: oito no período da manhã e oito à tarde. A formação teórica ocorreu por meio de cinco aulas teórico-expositivas e contemplou nove temas: definições, atitudes e concepções frente à inclusão, Tecnologia Assistiva, autismo, deficiência física, família, questões administrativo-escolares, deficiência visual e treinamento de colegas tutores. Os resultados indicaram: (1) que foi importante planejar a formação teórica a partir da demanda dos professores de Educação Física; (2) que disponibilizar aos formadores as necessidades dos formandos foi uma ação de sucesso, influenciando na realização e na avaliação das aulas; (3) que o número de aulas e a carga horária foram pertinentes às condições para o desenvolvimento da pesquisa. Conclui-se que os conteúdos mais bem avaliados foram aqueles que esclareceram dúvidas, desmistificaram o senso comum ou abrangeram teorias além do tema específico da aula; as dinâmicas mais bem avaliadas foram aquelas que utilizaram figuras, fotos e vídeos e que permitiram a reflexão e a exemplificação do quê e como fazer; os materiais impressos mais bem avaliados foram os que apresentaram sugestões de estratégia de ensino e recursos pedagógicos.

Palavras-chave: Avaliação. Educação especial. Ensino regular. Formação docente. Pesquisa colaborativa.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Salzani Fiorini, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação, Universidade Estadual Paulista – Unesp campus de Marília

Eduardo José Manzini, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-graduação em Educação, Unesp - campus de Marília

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Publicado

2016-05-04

Como Citar

Fiorini, M. L. S., & Manzini, E. J. (2016). Formação continuada do professor de Educação Física com foco na inclusão escolar. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(1), 59–73. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2827