A formação docente no espaço escolar em sua concepção colaborativa de conhecimento

Autores

  • Calos Henrique Martins Torra Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Pura Lúcia Oliver Martins Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Adriane Vanzo Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2791

Palavras-chave:

Conhecimento, Ensino de filosofia, Formação continuada, Grupo colaborativo, Sociologia e educação

Resumo

O presente trabalho origina-se de um estudo teórico-prático acerca da concepção formativa de um grupo de docentes em um colégio da cidade de Curitiba (PR). O núcleo reflexivo incide sobre as concepções que alicerçaram o modelo formativo docente no Brasil, bem como a análise da opção epistemológico-formativa da área de Filosofia e Sociologia no colégio lócus da pesquisa. Utilizando o Método Dialético como referencial, foram analisadas as produções dos docentes sobre a concepção teórico-prática, no que tange à questão formativa que prevê uma dialogia permanente entre reflexão/colaboração/produção coletiva. A finalidade, com isso, foi compreender e verificar como a proposta de formar e reformar a prática, por meio do conhecimento sistematizado pelo grupo, de modo colaborativo, tendo a escola como espaço privilegiado de formação de professores, reflete nas ações pedagógicas do grupo docente. O estudo fundamenta-se no posicionamento teórico de Edgar Faure, António Nóvoa, Francisco Imbernón, Ilma Veiga, Carlos Marcelo, Edgar Morin e Pura Lúcia Martins, que indicam um tipo de formação continuada que considera os saberes práticos gestados na escola. A trajetória percorrida aponta para uma ressignificação dos conteúdos tradicionais e ortodoxos da área estudada.

Palavras-chave: Conhecimento. Ensino de filosofia. Formação continuada. Grupo colaborativo. Sociologia e educação.

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Biografia do Autor

Calos Henrique Martins Torra, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor da Educação Básica - Formado em Filosofia e Mestrado em Educação, desenvolvo pesquisa no Programa de Pós-graduação da PUC-PR (Doutorado) na área de formação de professores.

Pura Lúcia Oliver Martins, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Educação. R. Imaculada Conceição, 1155, Prado
Velho, 80215-901, Curitiba, PR, Brasil.

Adriane Vanzo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda em Educação, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná e Pós-Graduada em Gestão de Processos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Participante do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores - PUCPR. Atua como Coordenadora do Programa Identidade e Liderança da Pró- Reitoria Comunitária na PUCPR

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Publicado

2016-05-04

Como Citar

Torra, C. H. M., Martins, P. L. O., & Vanzo, A. (2016). A formação docente no espaço escolar em sua concepção colaborativa de conhecimento. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(1), 75–87. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2791