O currículo e a Educação de Jovens e Adultos: a perspectiva crítica em foco

Autores

  • Andreia de Santana Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Antonio Amorim Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2787

Palavras-chave:

Currículo, EJA, Escolarização, Paulo Freire, Teoria crítica

Resumo

O artigo analisa as contribuições do educador Paulo Freire ao pensamento de propostas curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, dentro da teoria crítica do currículo, destacando historicamente no Brasil as perspectivas curriculares para a Educação de Jovens e Adultos em seus primórdios e as tendências atuais. A temática é problematizada com a análise das pautas curriculares, a partir dos desdobramentos da concepção humanista de educação à luz da visão freiriana, fazendo a defesa da escola que humaniza o ser humano e o liberta do processo ideológico a que está submetido o homem contemporâneo. Tudo isso, tendo como objetivo principal buscar e ampliar os resultados das reflexões sobre a importância da construção de currículos que garantam a escolarização e a emancipação dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, colocando essa evolução curricular como necessária no processo de construção e consolidação de Projetos Políticos Pedagógicos de todas as escolas brasileiras que ofertam essa modalidade de ensino.

Palavras-Chave: Currículo. EJA. Escolarização. Paulo Freire. Teoria crítica.

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Biografia do Autor

Andreia de Santana Santos, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Educação de Jovens e Adultos /UNEB( MPEJA),Especialista em Psicopedagogia Clínica e Escolar . É Professora, Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Educação de Salvador-SMED.Atua como Orientadora de Estudos do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. Desenvolve estudos com as temáticas: Educação de Jovens e Adultos, , Currículo e práticas curriculares,Alfabetização e letramento .

Antonio Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos.
R. Silveira Martins, 2555, Cabula, 41150-000, Salvador, BA, Brasil.

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Publicado

2016-05-04

Como Citar

Santos, A. de S., & Amorim, A. (2016). O currículo e a Educação de Jovens e Adultos: a perspectiva crítica em foco. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(1), 117–126. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2787