A religião como educação

Autores

  • Maria Betânia Barbosa Albuquerque Universidade do Estado do Pará
  • Rafael Grigório Reis Barbosa Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2762

Resumo

O artigo analisa a relação entre educação e religião a partir de uma perspectiva antropológica e epistemológica. Parte do pressuposto de que a religião pode ser entendida como um processo educativo, por meio do qual um conjunto de saberes circula e é apreendido pelos sujeitos, contribuindo para a formação de identidades. A partir das contribuições oriundas dos estudos sobre a educação em sua interface com a antropologia e com a história cultural, o artigo objetiva analisar a conexão entre educação e cultura, considerando alguns trabalhos de pesquisa que apontam para o horizonte da religião como educação, bem como refletir sobre alguns desafios epistemológicos para repensar a educação e a pesquisa no campo de confluências entre educação, cultura e religião. Metodologicamente, o texto resulta de pesquisa teórico-bibliográfica tomando por base algumas experiências de pesquisas que abordam a educação ocorrida em ambientes religiosos, para, a partir disso, instaurar uma reflexão sobre o estatuto epistêmico dessas proposições. Conclui-se que a educação vivenciada em espaços religiosos configura-se como uma prática ligada à produção da vida e reprodução social, na qual indivíduos constroem sua subjetividade e dão continuidade a sua existência. Partindo da realidade das múltiplas formas de vivência da experiência religiosa, trata-se de considerar, também, que tais vivências apelam para a necessidade de ampliação da análise investigativa para além dos padrões exclusivamente
racionais ou técnico-científicos predominantes em tais análises.

Palavras-chave: Educação. Epistemologia. Religião.

 

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Biografia do Autor

Maria Betânia Barbosa Albuquerque, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação pela PUC/SP; Professora de História e Filosofia da Educação; Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Rafael Grigório Reis Barbosa, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará, Pesquisador do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA)

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Publicado

2016-05-04

Como Citar

Albuquerque, M. B. B., & Barbosa, R. G. R. (2016). A religião como educação. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(1), 127–137. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2762