A religião como educação
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2762Resumo
O artigo analisa a relação entre educação e religião a partir de uma perspectiva antropológica e epistemológica. Parte do pressuposto de que a religião pode ser entendida como um processo educativo, por meio do qual um conjunto de saberes circula e é apreendido pelos sujeitos, contribuindo para a formação de identidades. A partir das contribuições oriundas dos estudos sobre a educação em sua interface com a antropologia e com a história cultural, o artigo objetiva analisar a conexão entre educação e cultura, considerando alguns trabalhos de pesquisa que apontam para o horizonte da religião como educação, bem como refletir sobre alguns desafios epistemológicos para repensar a educação e a pesquisa no campo de confluências entre educação, cultura e religião. Metodologicamente, o texto resulta de pesquisa teórico-bibliográfica tomando por base algumas experiências de pesquisas que abordam a educação ocorrida em ambientes religiosos, para, a partir disso, instaurar uma reflexão sobre o estatuto epistêmico dessas proposições. Conclui-se que a educação vivenciada em espaços religiosos configura-se como uma prática ligada à produção da vida e reprodução social, na qual indivíduos constroem sua subjetividade e dão continuidade a sua existência. Partindo da realidade das múltiplas formas de vivência da experiência religiosa, trata-se de considerar, também, que tais vivências apelam para a necessidade de ampliação da análise investigativa para além dos padrões exclusivamente
racionais ou técnico-científicos predominantes em tais análises.
Palavras-chave: Educação. Epistemologia. Religião.
Downloads
Referências
Albuquerque, M.B. Epistemologia e saberes da ayahuasca. Belém: Eduepa, 2011.
Brandão, C.R. A educação como cultura. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
Brasil. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm#art33>. Acesso em: 10 maio 2013.
Cottingham, J. A dimensão espiritual: religião, filosofia e valor humano. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
Ferraris, M. O sentido do ser como rasto ôntico determinado. In: Derrida, J.; Vattimo, G. (Org.). A religião. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1997. p.203-235.
Fonseca, M. Educação pelos tambores: a transmissão da tradição oral no Candombe do Açude. In: Congresso Luso -Brasileiro de História da Educação, 6., 2006, Uberlândia. Anais... Uberlândia: UFU, 2006. p.4935-4948.
Fonseca, T.N.L. História da educação e história cultural. In: Veiga, C G.; Fonseca, T.N.L. (Org.). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p.43-75.
Forquin, J.C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
Gargani, A.G. A experiência religiosa como acontecimento e interpretação. In: Derrida, J.; Vattimo, G. (Org.). A religião. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1997. p.133-161.
Ginzburg, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Goswami, S.D. Introdução à filosofia védica. 2.ed. Brasília: Associação BBT Brasil, 2002.
Gruzinski, S. A colonização do imaginário: sociedades indígenas e ocidentalização no México espanhol, séculos XVI-XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Lévinas, E. Quatro leituras talmúdicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.
Libâneo, J.C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 2.ed. São Paulo: Cortez, 1999.
Mota Neto, J.C. A Educação no cotidiano do Terreiro: saberes e práticas culturais do Tambor de Mina na Amazônia. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências Sociais e Educação, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2008.
Oliveira, L.B. et al. Ensino religoso no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2007.
Tramonte, C. Educação intercultural ambiental e religiosidade afro-brasileira. In: Seminário Internacional Educação Intercultural, Movimentos Sociais e Sustentabilidade, 3., 2006, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2006. p.1-21. Disponível em:
www.rizoma3.ufsc.br/textos/363.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2007.