Desenvolvimento e desenvolvimento sustentável: metamorfoses do conceito e as suas relações com a política educacional

Autores

  • Newton Antonio Paciulli Bryan

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Desenvolvimento Sustentável, Política Educacional

Resumo

O presente trabalho examina a gênese e metamorfose dos conceitos de desenvolvimento e de desenvolvimento sustentado baseado na análise de documentos de agências nacionais e internacionais sobre as principais teorias que influenciaram as propostas do desenvolvimento na América Latina e o Caribe, bem como suas implicações para a política educacional. Ainda que esta se encontre presente nos textos científicos clássicos desde princípios do século XIX, no contexto da “guerra fria”, o conceito de desenvolvimento adquire um significado específico para o qual se criam agências nacionais e internacionais com o objetivo de promovê-lo. Neste mesmo movimento são elaboradas teorias que pretendem encontrar as causas do atraso econômico assim como formas de superá-las. Estas teorias se relacionam com as grandes cadeias do pensamento econômico e social (liberalismo, marxismo e estruturalismo).

Em meados dos anos 80, o conceito de desenvolvimento econômico  e social é substituído pelo conceito de desenvolvimento sustentado. O marco inicial de difusão do conceito em termos internacionais se deu através do Informe Brundtland publicado em 1857. Desde então adquiriu um lugar especial na agenda dos organismos internacionais. E é objeto de intenso trabalho teórico pelos especialistas em meio ambiente que trabalham com cientistas sociais e economistas. Estes cientistas buscam articular a idéia do desenvolvimento com a erradicação da miséria, da melhoria da qualidade de vida e da necessidade de preservação do ambiente. Neste contexto a política educacional se inclui na agenda com a finalidade de desenvolver a consciência pública, da satisfação das necessidades básicas e da formação científica e humanista.

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Publicado

2006-06-30

Como Citar

Bryan, N. A. P. (2006). Desenvolvimento e desenvolvimento sustentável: metamorfoses do conceito e as suas relações com a política educacional. Revista De Educação PUC-Campinas, (20). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/219

Edição

Seção

Artigos