Ética, estética e educação ambiental
Palavras-chave:
Ética, Estética, Educação AmbientalResumo
O desafio da educação ambiental exige, a cada dia, uma ressignificação do sentido de educar, que requer o reavivamento de dimensões não-racionais do humano. É preciso re-sensibilizar o humano, dando vazão à imaginação, criatividade, afetividade e sensibilidade estética e, ao mesmo tempo, despertar sua reflexividade e criticidade. No entanto, esses não são caminhos desconexos, uma vez que a experiência estética tem o poder de levar a um uma reconstrução de valores e ao despertar da ética da essência. Essa relação da ética e da estética, e os significados que ela pode ter para a educação ambiental, são motivos das reflexões desenvolvidas no presente trabalho, que passa pela teoria estética e pela ética, com Quintás, Dufrenne, Duarte, Schopenhauer e Maffesoli, e pela teoria crítica.
Downloads
Referências
AUGÉ, M. Não-lugares: introdução a uma antropologia da super-moderninadade. 4.ed, Campinas, SP: Papirus, 1994.
ADORNO, T. W. Teoria Estética. Lisboa: editora 70, 1992.
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1993.
BEREOFF, P.S. Educação física escolar e a semiformação do trabalho corporal. In: LASTÓRIA, Luiz A.C.N (Org.) . Teoria crítica,
ética e educação. Piracicaba/Campinas: UNIMEP-Autores Associados, 2001 .
CHAUÍ, M. Público, privado, despotismo. In: NOVAES, Adauto. Ética. São Paulo: Cia das Letras, 1992
DUARTE JR., J.F. Fundamentos estéticos da educação. 2.ed. Campinas, SP: Papirus, 1988.
DUARTE JR.. J.F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 3.ed. Curitiba: Criar Edições, 2004.
DUFRENNE, M. Estética e filosofia. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.
MAFFESOLI, M. No fundo das aparências. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
MARIN, A.; OLIVEIRA, L.C. A experiência estética em Dufrenne e Quintás e a percepção de natureza: para uma educação ambiental com bases fenomenológicas. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, RS: v.15, p.196-210, jul./dez. 2005
QUINTÁS, A.L.. Estética. Trad. Jaime A. Clasen. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.
RAMOS-DE-OLIVEIRA, N. Educação: pensamento e sensibilidade. In: RAMOS-DE-OLIVEIRA, N.; ZUIN, A.Á.S., PUCCI, B. (Orgs.).
Teoria crítica, estética e educação. Campinas, SP: Autores Associados; Piracicaba, SP: UNIMEP, 2001 .
SANTAELLA, L. Estética: de Platão a Peirce. São Paulo: Experimento, 1994.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e representação. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.
STEINER, R. A arte da educação 1: o estudo geral do homem. São Paulo: Antroposófica, 1988.
TUAN, Y.F. Topofilia. São Paulo, Ed. Difel, 1980.