Formação do professor de educação infantil

políticas e processos

Autores

  • Ana Luisa Nogueira de Amorim Universidade Federal da Paraíba
  • Adelaide Alves Dias Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n1a1896

Palavras-chave:

Creches, Educação infantil, Formação de professores, Políticas educacionais

Resumo

O objetivo do artigo é analisar as políticas nacionais de formação do professor de Educação Infantil, a partir de 1990, e discutir os desdobramentos dessas políticas na prática. O estudo se articula com as discussões da área e reafirma a necessidade de se investir em uma formação específica para o professor de Educação Infantil. A análise revelou que, nos últimos anos, essa discussão ganhou corpo e se transformou em políticas e práticas efetivas, indicando que parte das reivindicações dos educadores foi contemplada nos documentos e nas políticas educacionais. Entretanto, ao analisar as influências dessas políticas no contexto municipal, verificou-se os descompassos entre a legislação e as políticas nacionais e o que ocorre nas políticas e práticas locais. Esse resultado reforça a necessidade de se investir na formação docente, apontando o longo caminho a ser percorrido no sentido de garantir a formação inicial e continuada dos professores de Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Ana Luisa Nogueira de Amorim, Universidade Federal da Paraíba

Professora Doutora, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, Departamento de Habilitações Pedagógicas. Cidade Universitária, s/n., João Pessoa, PB, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: A.L.N. AMORIN. E-mail: <analuisaamorim@hotmail.com>.

Adelaide Alves Dias, Universidade Federal da Paraíba

Professora Doutora, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, Departamento de Habilitações Pedagógicas. Cidade Universitária, s/n., João Pessoa, PB, Brasil.

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Publicado

2013-06-27

Como Citar

Amorim, A. L. N. de, & Dias, A. A. (2013). Formação do professor de educação infantil: políticas e processos. Revista De Educação PUC-Campinas, 18(1), 37–45. https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n1a1896

Edição

Seção

Seção Temática: Educação Infantil: história, políticas e perspectivas