Representações sobre a atuação docente na educação infantil

Autores

  • Milena Aragão Universidade Federal de Sergipe
  • Lúcio Kreutz Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n1a1894

Palavras-chave:

Educação infantil, Formação docente, História da educação

Resumo

O presente texto busca investigar as representações de professoras da Educação Infantil a respeito de sua função. Para atingir o objetivo proposto, foi realizado um grupo de discussão com seis professoras de Educação Infantil, atuantes numa Escola Municipal da cidade de Caxias do Sul no estado do Rio Grande do Sul, em torno da questão: “O que é ser professora para você?”. As respostas foram problematizadas a partir de uma perspectiva histórico-cultural. Os resultados apontaram narrativas que associavam a função docente à vocação, ao dom e à maternidade, sendo o cuidado o ponto central de suas ações, com pouca valorização para a formação docente. Neste sentido, este estudo mostrou-se relevante por proporcionar uma reflexão crítica sobre a atuação e formação docente na Educação Infantil, questionando as naturalizações e denunciando contradições.

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Biografia do Autor

Milena Aragão, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda, Universidade Federal de Sergipe, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Marechal Rondon, s/n., Jardim Rosa Elze, 49100-000, São Cristóvão, SE, Brasil. Correspondência para/ Correspondence to: M. ARAGÃO. E-mail: <mi.aragao@yahoo.com.br>.

Lúcio Kreutz, Universidade de Caxias do Sul

Professor Doutor, Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação. Caxias do Sul, RS, Brasil.

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Publicado

2013-06-27

Como Citar

Aragão, M., & Kreutz, L. (2013). Representações sobre a atuação docente na educação infantil. Revista De Educação PUC-Campinas, 18(1), 9–17. https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n1a1894

Edição

Seção

Seção Temática: Educação Infantil: história, políticas e perspectivas