Os olhares para a alfabetização, leitura e escrita

pesquisas e vivências docentes

Autores

  • Elvira Cristina Martins Tassoni Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-8968-3981
  • Raimunda Alves Melo Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação, Campus Universitário Ministro Petrônio Portela https://orcid.org/0000-0003-3652-8213

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e16101

Resumo

A pandemia da COVID-19 provocou uma situação aterrorizante e implacável na educação brasileira e seus efeitos serão sentidos por muito tempo, desafiando gestores públicos, educadores, pesquisadores e a comunidade escolar na busca de caminhos que possam reparar e recompor as trajetórias educacionais de estudantes nas diferentes idades. Neste contexto, olhares voltam-se para a alfabetização, seja porque é reconhecida como elemento essencial para o pleno exercício de cidadania, seja porque se constitui como base necessária à aprendizagem de outros conhecimentos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Macedo, M. S. A. N. (org.). Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede. São Paulo: Parábola, 2022.

Macedo, M. S. A. N. et al. (org.). Retratos da alfabetização no pós-pandemia: resultados de uma pesquisa em rede. Curitiba: CRV, 2024.

Melo, R. A.; Tassoni, E. C. M. Desafios de alfabetizadoras no pós-pandemia. Retratos da Escola, v. 18, n. 40, 2024. Doi: https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1969.

Tassoni, E. C. M.; Sofiato, C. G. Educação e pandemia: tempos e diálogos desafiadores. In: Osti, A.; Venditti Júnior, R. (org.). Educação em diferentes perspectivas: conceitos, aplicações e interdisciplinaridade no contexto pedagógico. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

Downloads

Publicado

2025-10-13

Como Citar

Tassoni , E. C. M., & Melo, R. A. (2025). Os olhares para a alfabetização, leitura e escrita: pesquisas e vivências docentes. Revista De Educação PUC-Campinas, 30. https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e16101

Edição

Seção

Editorial