Os olhares para a alfabetização, leitura e escrita
pesquisas e vivências docentes
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e16101Resumo
A pandemia da COVID-19 provocou uma situação aterrorizante e implacável na educação brasileira e seus efeitos serão sentidos por muito tempo, desafiando gestores públicos, educadores, pesquisadores e a comunidade escolar na busca de caminhos que possam reparar e recompor as trajetórias educacionais de estudantes nas diferentes idades. Neste contexto, olhares voltam-se para a alfabetização, seja porque é reconhecida como elemento essencial para o pleno exercício de cidadania, seja porque se constitui como base necessária à aprendizagem de outros conhecimentos escolares.
Downloads
Referências
Macedo, M. S. A. N. (org.). Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede. São Paulo: Parábola, 2022.
Macedo, M. S. A. N. et al. (org.). Retratos da alfabetização no pós-pandemia: resultados de uma pesquisa em rede. Curitiba: CRV, 2024.
Melo, R. A.; Tassoni, E. C. M. Desafios de alfabetizadoras no pós-pandemia. Retratos da Escola, v. 18, n. 40, 2024. Doi: https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1969.
Tassoni, E. C. M.; Sofiato, C. G. Educação e pandemia: tempos e diálogos desafiadores. In: Osti, A.; Venditti Júnior, R. (org.). Educação em diferentes perspectivas: conceitos, aplicações e interdisciplinaridade no contexto pedagógico. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.












