Contribuições da AlfaRede para o retrato da alfabetização na pandemia e no pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e15369

Palavras-chave:

Alfabetização, AlfaRede, Ensino remoto emergencial, Escola, Pandemia

Resumo

Neste artigo descrevemos e analisamos a dinâmica de pesquisa da AlfaRede, uma rede virtual de pesquisa composta por 33 universidades de todas as regiões do país. Os objetivos da pesquisa são analisar como essa rede contribui para a compreensão dos impactos da pandemia e do pós-pandemia na alfabetização das crianças e conhecer os principais desafios enfrentados pelas docentes durante o ensino remoto emergencial e após a reabertura das escolas. Foram utilizados métodos quanti-qualitativos que incluíam o survey e a realização de grupos focais. Os resultados indicam a impossibilidade de se alfabetizar remotamente as crianças. Assim, para a maioria das docentes, o ensino remoto emergencial conseguiu apenas manter o vínculo das crianças com atividades escolares, sendo que 30%, consideradas as desconectadas, não tiveram acesso a qualquer forma de ensino. O WhatsApp garantiu o mínimo de vínculo de 70% das famílias com a escola.

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Publicado

2025-10-13

Como Citar

Macedo, M. do S. A. N. (2025). Contribuições da AlfaRede para o retrato da alfabetização na pandemia e no pós-pandemia. Revista De Educação PUC-Campinas, 30. https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e15369

Edição

Seção

Dossiê: Os olhares para a alfabetização, leitura e escrita: pesquisas e vivências docentes