As aprendizagens docentes e a pandemia

e agora?

Autores

  • Elvira Cristina Martins Tassoni Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-8968-3981
  • Cecília Maria Aldigueri Goulart Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-4635-1848

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e15297

Palavras-chave:

Alfabetização, Adolescente. Bullying. Ensino Fundamental. Violência., Leitura e escrita, Pós-Pandemia

Resumo

Apresentamos parte dos resultados da pesquisa realizada com professores no interior de um projeto de investigação de abrangência nacional. O projeto visou conhecer o trabalho pedagógico que foi realizado desde o início do ensino remoto emergencial até o retorno totalmente presencial às escolas. De abordagem quali-quantitativa, a pesquisa abrangeu grande parte do Brasil. Este recorte focaliza três estados da Região Sudeste – Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Os instrumentos empregados tanto no período de ensino remoto quanto na volta às aulas presenciais foram questionários seguidos do trabalho com grupos focais. Em ambos os momentos, tais instrumentos oportunizaram que professores falassem sobre suas condições de trabalho, angústias, medos e desafios, constituindo-se em uma forma de acolher uma categoria profissional que se deparou com uma mudança radical na essência do seu trabalho. Problematizamos aqui as aprendizagens docentes no período remoto, apesar das inúmeras dificuldades e desigualdades em diversos âmbitos, bem como o risco que o retorno às aulas presenciais pode trazer para o enfraquecimento dessas aprendizagens. A padronização das avaliações, desconsiderando os quase dois anos letivos de ensino remoto, e a responsabilização de professores pela não aprendizagem ameaçam as poucas experiências relevantes e promissoras vividas durante o ensino remoto. A parceria entre professores, a troca de saberes e descobertas e a aproximação com as famílias contribuíram para fortalecer o trabalho docente. A literatura, as reflexões dinâmicas com e sobre a linguagem escrita e os espaços de escuta dos estudantes foram relevantes fontes de produção de discurso e atribuição de sentidos ao que se escreveu, leu e falou.

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Publicado

2025-10-13

Como Citar

Tassoni, E. C. M., & Goulart, C. M. A. (2025). As aprendizagens docentes e a pandemia: e agora?. Revista De Educação PUC-Campinas, 30. https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e15297

Edição

Seção

Dossiê: Os olhares para a alfabetização, leitura e escrita: pesquisas e vivências docentes