Alfabetização

superando obstáculos em meio à pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e15101

Palavras-chave:

Alfabetização, Pandemia, Prática pedagógica/metodológica, Retorno presencial

Resumo

Na atualidade, a educação reflete mudanças sociais impulsionadas por dois pilares: a interação comunitária e o avanço tecnológico. A interação comunitária envolve a colaboração e participação ativa de educadores, alunos, famílias e a comunidade, promovendo uma educação contextualizada e significativa, enquanto o avanço tecnológico, por sua vez, amplia as possibilidades de ensino e aprendizagem, fornecendo instrumentos e metodologias que reverberam em outras modalidades de comunicação e construção de conhecimentos. A combinação desses fatores impulsiona a educação rumo a novos horizontes, promovendo a formação de cidadãos críticos, criativos e preparados para desafios contemporâneos. Diante desse contexto, esse estudo visa não apenas compreender e abordar os desafios enfrentados no processo de alfabetização diante das transformações sociais e educacionais decorrentes da pandemia e do retorno às aulas presenciais, mas também compartilhar as oportunidades exploradas nesse contexto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, baseada na análise da literatura existente sobre o uso do lúdico no processo de alfabetização inicial e nas atividades desenvolvidas com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública de Ji-Paraná (Rondônia). O aporte empírico foi ancorado na metodologia colaborativa, conforme delineada por Ibiapina (2008). Ao compartilhar essas experiências, pretende-se contribuir para práticas pedagógicas mais eficazes e inclusivas, visando a uma aprendizagem significativa focada nos alunos em sua jornada educacional, bem como na promoção da conscientização em direção ao alfaletramento e na garantia dos direitos de aprendizagem da criança.

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Publicado

2025-10-13

Como Citar

Nunes, M., & Faria, W. F. de. (2025). Alfabetização: superando obstáculos em meio à pandemia. Revista De Educação PUC-Campinas, 30. https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e15101

Edição

Seção

Dossiê: Os olhares para a alfabetização, leitura e escrita: pesquisas e vivências docentes