Apoio aos estudantes nas universidades federais brasileiras

perfil dos profissionais dos serviços de Assuntos Estudantis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14859

Palavras-chave:

Assuntos estudantis, Ensino superior, Perfil profissional, Permanência estudantil, PNAES

Resumo

A expansão do sistema de Ensino Superior brasileiro, associada à mudança na concepção sobre o apoio institucional à permanência estudantil, promoveu mudanças importantes na constituição das equipes profissionais que atuam nos setores dedicados aos Assuntos Estudantis nas universidades federais. Este estudo se insere no campo do Ensino Superior e explora o subcampo emergente dos assuntos estudantis nas universidades federais brasileiras.  O trabalho tem como objetivo apresentar o perfil das equipes das Pró-reitorias de Assuntos Estudantis ou equivalentes nas universidades federais brasileiras, considerando a importância da atuação desses profissionais para as ações de apoio integral aos estudantes universitários. Com abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou levantamento bibliográfico e coleta de dados por meio de análise de sites institucionais e consultas às universidades via Fala.BR, abordando informações públicas disponibilizadas pelas instituições. Os resultados mostram que a maioria das universidades federais ampliou o público atendido pelas Pró-reitorias de Assuntos Estudantis para além dos alunos beneficiários de auxílio financeiro (perfil PNAES), abrangendo uma parcela maior da comunidade acadêmica. Identificou-se um crescimento nas equipes multiprofissionais, com destaque para pedagogos, psicólogos e assistentes sociais, refletindo uma expansão nas ações de apoio pedagógico e psicológico. Contudo, há uma concentração de servidores em funções administrativas, indicando que as políticas de permanência ainda estão voltadas principalmente para o suporte material. A pesquisa sugere a necessidade de aumentar as equipes para atender às demandas diversificadas dos estudantes e promover uma abordagem multidimensional da permanência acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, M. R. A assistência estudantil como estratégia de combate à evasão e retenção nas universidades federais: um recorte do semiárido potiguar. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

Alves, I. M. S. A assistência estudantil na educação superior: contribuições e limites relativos à conclusão de curso do estudante bolsista da UFU. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.

Andrade, A. M. J.; Teixeira, M. A. P. Áreas da política de assistência estudantil: relação com desempenho acadêmico, permanência e desenvolvimento psicossocial de universitários. Avaliação, v. 22, n. 2, p. 512-528, 2017.

Astin, A. W. What matters in college? Four critical years revisited. San Francisco: Jossey-Bass, 1993.

Bardagi, M.; Hutz, C. S. Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: uma breve revisão da literatura brasileira. Psicologia: Revista da PUC-SP, v. 14, n. 2, p. 279-301, 2005.

Batista, M. S. C. Políticas de inclusão universitária: permanência estudantil na Universidade Federal do Piauí. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.

Bleicher, T.; Oliveira, R. C. N. Políticas de assistência estudantil em saúde nos institutos e universidades federais. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 3, p. 543-549, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/FY4SFtWPcDrkKbxCyJwQkKL/. Acesso em: 15 de ago. 2021.

Borges, E. H. N. Políticas de permanência: percepções e ações de agentes de instituições de ensino superior. 2022. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Jeneiro, 2022.

Braga, G. P. O.; Dal Prá, K. R. Assistência estudantil: delimitações históricas e o novo quadro na conjuntura brasileira. Cadernos Cajuína, v. 6, n. 3, p. 5-20, 2021. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/489. Acesso em: 19 mar. 2021.

Cespedes, J. G. et al. Avaliação de impacto do Programa de Permanência Estudantil da Universidade Federal de São Paulo. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, n. 113, p. 1067-1091, 2021. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2418. Acesso em: 10 fev. 2022.

Cislaghi, R. Um modelo de sistema de gestão do conhecimento em um framework para a promoção da permanência discente no ensino de graduação. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

Coulon, A. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: EDUFBA, 2008.

Crespo, B. D. O mundo que deixamos em 2020 não existe mais: análise das respostas institucionais aos desafios da pandemia no ensino superior. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.

Crosara, D. M.; Silva, L. B.; Oliveira, M. F. Trajetória de institucionalização da Assistência Estudantil no Brasil. In: Crosara, D. M.; Silva, L. B. (org.). A assistência estudantil em debate: análise dos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional Brasileiro. Curitiba: Brail Publishing, 2020. p. 16-38.

Dias, C. E. S. B.; Sampaio, H. Serviços de apoio a estudantes em universidades federais no contexto da expansão do ensino superior no Brasil., In: Dias, C. E. S. B. et al. (org). Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 393-472.

Dias, C. E. S. B. O apoio pedagógico no campo da assistência estudantil no contexto da expansão do ensino superior no Brasil. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.

Dias, C. E. S. B. et al. (org.). Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.

Dias, C. E. S. B.; Sampaio, H. A constituição da assistência estudantil como campo científico. Cadernos de Pesquisa, v. 53, p. e10516, 2023. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10516. Acesso em: 19 dez. 2023.

Dias, C. E. S. B.; Toti, M. C. S. Serviços de assuntos estudantis no Brasil: fundamentos e profissionalização. In: Osti, A. et al. (org.). Ensino superior: mudanças e desafios na perspectiva dos estudantes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023. p. 209-238.

Dondossola, D. E. Serviço social e assistência estudantil: a produção do conhecimento na área em questão. 2020.

Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2020.

Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Estudantis. II Pesquisa Nacional do Perfil das Instituições Federais do Ensino Superior para a Assistência Estudantil: um mapeamento de capacidades e instrumentos. Resultados da Coleta 2016. São Carlos: Ideias, Intelectuais e Instituições; FONAPRACE; ANDIFES, 2018. Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/proae/noticias/relatorio-final_pesquisa-perfil-institucional_fonaprace_coleta2016.pdf. Acesso em: 07 jul. 2023.

Gazotto, M. A. O trabalho do(a) assistente social na Assistência Estudantil: produção do conhecimento nos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social da região Sudeste do Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Universidade Estadual Paulista, Franca, 2019.

Gomes, L. M. L. S. Psicologia, assistência estudantil e ensino superior. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.

Heringer, R. R.; Carreira, D. (org.). 10 anos da Lei de Cotas: conquistas e perspectivas. Rio de Janeiro: Faculdade de Educação UFRJ e Ação Educativa, 2022. v. 1.

Heringer, R. Políticas de acesso e permanência na Universidade do Texas, Austin (EUA). Educar em Revista, v. 38, e78962, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/tLX6nNnBfpqk4ZmZCcJMZmv/. Acesso em: 09 set. 2022.

Honorato, G.; Vargas, H. M.; Heringer, R. Assistência estudantil e permanência na universidade pública: refletindo sobre os casos da UFRJ e UFF. In: Encontro Anual da Anpocs, 38., 2014, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPOCS, 2014.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2023: resumo técnico. Brasília: INEP, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br. Acesso em: 04 out. 2024.

Klitzke, M. O risco da evasão de curso e a sobrevivência dos estudantes após a implementação da Lei n.º 12.711/12 na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Novos Olhares Sociais, v. 5, n. 1, p. 104-130, 2022.

Kowalski, A. V. Os (des)caminhos da política de assistência estudantil e o desafio na garantia de direitos. 2012. 179 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

Kuh, G. D. High-impact educational practices: what they are, who has access to them, and why they matter. Washington: AAC&U, 2009.

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior/UFRJ. Do acesso a permanência estudantil: políticas de apoio material, acadêmico e simbólico no Brasil. Resumo executivo. Rio de Janeiro: Faculdade de Educação/UFRJ, 2024.

Ludeman, R. B.; Schreiber, B. (org.). Student affairs and services in higher education: global foundations, issues and best practices. 3. ed. Berlin: Deutsches Studentenwerk; IASAS, 2020.

Martins, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 289-300, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27936. Acesso em: 05 set. 2024.

Menda, C. et al. Perfil das equipes de assistência estudantil nas universidades federais do Brasil no atendimento à saúde mental dos estudantes. Avaliação, v. 27, n. 3, p. 591-608, 2022. Doi: https://doi.org/10.1590/S1414-40772022000300011. Acesso em: 02 dez. 2022.

Mercuri, E. N. G. S. et al. Escala de interação com pares: construção e evidências de validade para estudantes do ensino superior. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 24, n. 2, p. 344-352, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/44vNwzXr68xmxrnPpTGqqnp/. Acesso em: 20/04/2025.

Neves, C. E. B.; Sampaio, H.; Heringer, R. A institucionalização da pesquisa sobre ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, v. 6, n. 12, p. 164-191, 2018.

Oliveira, A. B.; Silva, S. M. C. A Psicologia na promoção da saúde do estudante universitário. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, v. 7, n. 3, p. 363-374, 2018. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/1913. Acesso em: 20 abr. 2025.

Pelissoni, A. M. S. Autoeficácia na transição para o mundo do trabalho e comportamentos de exploração de carreira em licenciandos. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-12042007-130010/. Acesso em: 20 abr. 2025.

Pelissoni, A. M. S. et al. Serviço de apoio ao estudante: contribuições para a permanência acadêmica e aprendizagem (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp). In: Dias, C. E. S. B. et al. (org.). Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 283-318.

Peron, J. P. Programa de Auxílios da Assistência Estudantil da UFRRJ: um estudo a partir da trajetória acadêmica dos discentes bolsistas. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2024.

Pessôa, T. S. S. Permanência no Ensino Superior: dificuldades enfrentadas pelas alunas cotistas ingressantes em 2018.2 do curso de Pedagogia (Noturno) da UFRJ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.

Polydoro, S. A. J.; Freitas, S. N. Autoeficácia e integração ao ensino superior: um estudo com estudantes de primeiro ano. Psicologia Escolar e Educacional, v. 15, n. 1, p. 77-84, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/9Y9gbnpzvdyKmJp9YZcQWcQ/. Acesso em: 20/04/2025.

Prado, R. M. M. O. Permanência na educação superior: o caso das Engenharias da Escola Politécnica da UFRJ. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

Ramos, F. P. et al. Intervenções psicológicas com universitários em serviços de apoio ao estudante 1 Relato de Experiência Profissional. Orientação Profissional, v. 19, n. 2, p. 221-232, 2018.

Reason, R. D. An examination of the influence of institutional context on student learning. Journal of College Student Development, v. 50, n. 6, p. 609-626, 2009.

Santos, D. B. R. Para além das cotas: a permanência de estudantes negros no ensino superior como política de ação afirmativa. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

Santos, E. H. M. As configurações da assistência estudantil no Brasil: o cenário do PNAES. 2020. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Políticas Sociais) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2020.

Silva, A. P. S.; Matta, A. R.; Dias, C. E. S. B. Permanência estudantil: mapeamento de materiais de apoio à aprendizagem a estudantes nos websites das universidades federais brasileiras. In: Congresso Latinoamericano Sobre Abandono na Educação Superior (CLABES), 12., 2023, Temuco. Anais [...] Temuco: Universidad Católica de Temuco, 2023. Disponível em: https://clabes.uct.cl/. Acesso em: 10 fev. 2024.

Tinto, V. Classrooms as communities: exploring the educational character of student persistence. Journal of Higher Education, v. 68, n. 6, p. 599-624, 1997.

Tinto, V. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, v. 45, n. 1, p. 89-125, 1975.

Tinto, V. Reflections on student persistence. Student Success, v. 8, n. 2, p. 1-8, 2017. Disponível em: https://studentsuccessjournal.org/article/view/495. Acesso em: 20 fev. 2019.

Tinto, V. Research and practice of student retention: what next? Journal of College Student Retention, v. 8, n. 1, p. 1-19, 2006. Doi: https://doi.org/10.2190/4YNU-4TMB-22DJ-AN4W. Acesso em: 20 fev. 2019.

Toti, M. C. S. Apoio pedagógico nos serviços de assuntos estudantis das universidades federais brasileiras. 2022.

Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2022.

Toti, M. C. S.; Dias, C. E. S. B. Fundamentos para a atuação em assuntos estudantis: uma experiência autoformativa de profissionais de serviços de apoio aos estudantes para promover a permanência. In: Congresso Latinoamericano Sobre Abandono Na Educação Superior (CLABES), 11., 2022, Brasília. Anais [...]. Brasília: UCB, 2022.

Toti, M. C. S.; Polydoro, S. A. J. Serviços de apoio a estudantes nos Estados Unidos da América e no Brasil. In: Dias, C. E. S. B. et al. (org.). Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 79-102.

Vargas, H. M.; Heringer, R. Políticas de permanência e assistência estudantil nas universidades federais brasileiras: uma análise a partir dos websites. In: Carmo, G. T. (org.). Sentidos da permanência na educação: o anúncio de uma construção coletiva. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2016. p. 175-198.

Zimba, A. M. Assistência estudantil na UFRJ e as políticas de permanência no ensino superior. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.

Downloads

Publicado

2025-10-13

Como Citar

Toti, M. C. S., Dias, C. E. S. B., Heringer, R. R., Prado, R. M. M. O., & Silva, A. P. dos S. da. (2025). Apoio aos estudantes nas universidades federais brasileiras: perfil dos profissionais dos serviços de Assuntos Estudantis. Revista De Educação PUC-Campinas, 30. https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e14859

Edição

Seção

Original