A promoção da convivência no contexto da educação infantil

apontamentos da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e13745

Palavras-chave:

Convivência, Educação infantil, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar estratégias pedagógicas utilizadas na educação infantil para a promoção da convivência, por meio de uma pesquisa de revisão bibliográfica. Os estudos analisados estão indexados nas bases de dados: Catálogo de Teses e Dissertação Capes; Portal de Periódicos Capes (Acesso CAFe) e The Scientific Electronic Library Online (SciELO), tendo como recorte temporal os anos de 2013 a 2023. Com base em critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 31 trabalhos para compor a discussão deste texto. Do processo analítico, seguindo os critérios metodológicos da pesquisa, emergiram três categorias: (a) percepções e a formação do professor para promoção da convivência; (b) o brincar como uma possibilidade de promoção da convivência na educação infantil; (c) reconhecimento da diversidade para a promoção da convivência. Entre os destaques desta investigação, identificou-se que a valorização do brincar e da diversidade na escola podem servir de base para a promoção da convivência entre as crianças, mas, para isso, os professores necessitam de formação inicial e continuada. Igualmente, verificamos que diferentes abordagens teórico-metodológicas são utilizadas para fundamentar as práticas pedagógicas dos professores, com vistas à promoção
da convivência na infância.

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Publicado

2025-03-17

Como Citar

Rosa, D. P. da, & Tessaro, M. (2025). A promoção da convivência no contexto da educação infantil: apontamentos da literatura. Revista De Educação PUC-Campinas, 30. https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e13745

Edição

Seção

Artigo de Revisão