O currículo dos cursos de licenciatura em educação física
implicações para o ensino da avaliação
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13649Palavras-chave:
Avaliação educacional, Educação Física, Formação inicial de professoresResumo
A pesquisa analisa os planos de disciplinas de três cursos de licenciatura em Educação Física, visando compreender como o tema avaliação é abordado nesses currículos. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva e exploratória. Utiliza a análise críticodocumental e o software Iramuteq para a análise lexicográfica clássica dos textos por meio de classificação hierárquica descendente. Os resultados mostram que na Escola Superior São Francisco de Assis, a avaliação é tratada pontualmente e associada principalmente ao desempenho físico e esportivo, sem uma disciplina específica dedicada à avaliação educacional. Na Faculdade Vale do Cricaré, a disciplina Metodologia da Avaliação em Educação Física mantém um foco nas medidas corporais e antropométricas, refletindo uma visão tradicional de avaliação. Já na Universidade de Vila Velha oferta-se duas disciplinas que abordam tanto a avaliação educacional quanto as medidas físicas. A discussão destaca a necessidade de uma formação mais crítica e reflexiva sobre a avaliação educacional nos cursos de licenciatura em Educação Física que considerem a escola como campo de atuação e, consequentemente, as especificidades de avaliar essa disciplina nesse contexto. Evidencia-se a necessidade de os currículos prescritos contemplarem o ensino de concepções, métodos e técnicas de avaliação, adaptando-as ao contexto escolar.
Downloads
Referências
Bloch, M. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
Caldeira, A. M. S. Avaliação e processo de ensino-aprendizagem. Presença Pedagógica, v. 3, p. 122, 2000.
Camargo, B. V.; Justo, A. M. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Termos de Psicologia, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013.
Castejón Oliva, F. J. et al. Evaluación formativa y rendimiento académico en la formación inicial del profesorado de educación física. International Journal of Medicine and Science of Physical Activity and Sport, v. 11, n. 42, p. 238-346, 2011.
Fernandes, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
Frossard, M. L.; Santos, W. O ensino da avaliação na formação de professores de educação física. Cuiabá: EdUfmt, 2024.
Fuzii, F. T. Formação de professores de educação física e avaliação: investigando a reestruturação curricular dos cursos de licenciatura. 2010. 197 f. Dissertação (Mestrado em Pedagogia da Motricidade Humana) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010.
Ginzburg. C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Lander, N. J. et al. Physical education teacher training in fundamental movement skills makes a difference to instruction and assessment practices. Journal of Teaching in Physical Education, v. 34, n. 3, p. 548-556, 2015. Doi: https://doi/org/10.1123/jtpe.2014-0043.
López-Pastor, V. M. et al. Students’ perceptions of a graduated scale used for self- assessment and peerassessment of written work in pre-service physical education teacher education (PETE). Cultura, Ciencia y Deporte, v. 11, n. 1, p. 37-50, 2016.
Lorente-Catalán, E.; Kirk, D. Making the case for democratic assessment practices within a critical pedagogy of physical education teacher education. European Physical Education Review, v. 20, n. 1, p. 104-119, 2014. Doi: https://doi/org/10.1177/1356336X13496004.
Lorente-Catalán, E.; Kirk, D. Student teachers’ understanding and application of assessment for learning during a physical education teacher education course. European Physical Education Review, v. 22, n. 1, p. 65-81, 2016. Doi: https://doi/org/10.1177/1356336X15590352.
Melo, L. F. et al. Produção de conhecimento em prática avaliativa do professor de educação física escolar: análise das escolhas metodológicas. Pensar a Prática, v. 17, n. 1, p. 252-269, 2014.
Moura, D. L.; Antunes, M. M. Aprendizagem técnica, avaliação e educação física escolar. Pensar a Prática, v. 17, n. 3, 2014. Doi: https://doi/org/10.5216/rpp.v17i3.24681.
Novaes, R. C.; Ferreira, M. S.; Mello, J. G. As dimensões da avaliação na educação física escolar: uma análise da produção do conhecimento. Revista Motrivivência, v. 26, n. 42, p. 146-160, 2014.
Nóvoa, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Caderno de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.
Nunes, M. P.; Votre, S. J.; Santos, W. O profissional em educação física no Brasil: desafios e perspectivas no mundo do trabalho. Motriz, v. 18 n. 2, p. 280-290, 2012.
Paula, S. C. et al. Avaliação educacional: currículos de formação de professores em educação física na América Latina. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, p. 1-9, 2018b. Doi: https://doi/org/10.1016/j.rbce.2018.09.005.
Paula, S. C. et al. Ensino da avaliação nos cursos de educação física da América latina. Estudos em Avaliação Educacional, v. 29, n. 72, p. 802-830, 2018a.
Romero-Martín, M. R.; Dieste, S. A.; Chivite Izco, M. T. La autoevaluación en expresión corporal en formación inicial del profesorado de educación física: un ejemplo de buena práctica. Retos - Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, v. 1, n. 29, p. 236-241, 2016.
Sacristán, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Artmed: Porto Alegre, 2000.
Santos, W.; Maximiano, F. L. Memórias discentes em Educação Física na educação básica: práticas avaliativas. Movimento, v. 19, p. 79-101, 2013.
Santos, W. et al. Avaliação em educação física escolar: trajetória da produção acadêmica em periódicos (1932- 2014). Movimento, v. 24, n. 1, p. 9-22, 2018.
Santos, W. et al. Significance of assessment experiences during initial teacher training in physical education. Motriz, v. 22, p. 62-71, 2016. Doi: https://doi/org/10.1590/S1980.657.4201600010009.
Slingerland, M. et al. Development and optimisation of an in-service teacher training programme on motivational assessment in physical education. European Physical Education Review, v. 23, n. 1, p. 91-109, 2017. Doi: https://doi/org/10.1177/1356336X16639212.
Stieg, R. et al. Evaluación en la formación de profesores de educación física en américa latina: enfoque en las bibliografías en asignaturas específicas. In: Santos, W.; Stieg, R. Evaluación educativa en la formación de profesores: Brasil, Colombia, Chile, España, Inglaterra, México, Nueva Zelandia y Uruguay. Curitiba: Appris, 2021. p. 69-92
Tani, G. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: Edusp, 1988.
Vilas Boas, B. M. F.; Soares, S. L. O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores. Caderno Cedes, v. 36, n. 99, p. 239-254, 2016.