Estágio de docência como espaço possível para a formação pedagógica do professor para o magistério superior em programas de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13056Palavras-chave:
Coordenadores, Desenvolvimento profissional, Formação docenteResumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo analisar o estágio de docência como espaço para a formação pedagógica de professores para o magistério superior na perspectiva de coordenadores e integrantes de programas de pósgraduação stricto sensu vinculados à área de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Viçosa. Tendo sido aplicada uma entrevista semiestruturada com a participação dos coordenadores e membros das comissões dos programas de pós-graduação, a análise dos dados permitiu identificar a valorização do estágio de docência como um momento de formação para a docência e o desenvolvimento profissional. Quanto às análises e discussões sobre os aspectos relacionados ao estágio, de acordo com os participantes, na maioria das vezes, essas práticas configuram-se como inexistentes nas reuniões de colegiado e em outros âmbitos dos programas de pós-graduação considerados neste estudo. No que se refere ao papel do estágio de docência como espaço de formação pedagógica para o magistério superior, os coordenadores e os integrantes de comissões coordenadoras de programas de pós-graduação participantes desta investigação demostraram valorizar essa etapa e consideram-na importante no processo de desenvolvimento profissional docente. Vale ressaltar que os resultados apresentados refletem uma realidade particular, com sua cultura e especificidades, inclusive no que concerne às possíveis influências epistemológicas existente na área das Ciências Biológicas.
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