Autobiografia, narrativa e pesquisaformação
princípios, conceitos e finalidades nas pesquisas qualitativas em educação
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12953Palavras-chave:
Construção de conhecimentos, Educação, Formação de professore(a)s, Pesquisa autobiográficaResumo
O presente texto configura-se como um ensaio teórico-bibliográfico e reflexivo que tem como objetivo compreender as dimensões conceituais, reflexivas e interpretativas da autobiografia, narrativa e da pesquisaformação2 nas pesquisas qualitativas em educação, mais especificamente refletir acerca dessas abordagens de pesquisa, seus princípios e finalidades no contexto da formação de professore(a)s e nas pesquisas científicas. Para isso, a fundamentação teórico-epistemológica desta escrita se tece mediatizada em diálogo com o(a)s autore(a)s das pesquisas narrativas e (auto)biográficas, com os contributos de: Marie-Christine Josso, Paul Ricoeur, Dilthey, Ivor Goodson, Inês Bragança, Conceição Passeggi, Elizeu Clementino de Souza, entre outro(a)s. Como lições e aprendizagens, este estudo revelou que a pesquisaformação é um dispositivo metodológico potencial que vem transformando os modos de fazer pesquisa e de se formar, simultaneamente, com o uso das narrativas autobiográficas, trazendo o sujeito para o centro do debate e das discussões, o que tem feito diferença tanto na academia quanto na sua articulação com outras instâncias socioculturais, sendo a escola uma dessas instituições, entre outras, que se retroalimentam dando vigor, sentido e significado à vida, à aprendizagem, à formação docente e à construção do conhecimento científico.
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