Tecelagens, narrativas e inclusão na era digital
os impactos e a evolução na educação de surdos
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12395Palavras-chave:
Educação de surdos, Ensino bilíngue, Era digital, Inclusão socialResumo
O principal objetivo deste ensaio é analisar a utilização de recursos tecnológicos pela comunidade surda, debatendo a importância do avanço tecnológico para a composição das comunidades virtuais. Nossas perguntas de pesquisa direcionam-se a compreender quais os impactos da inserção online de pessoas surdas e qual o potencial da construção de redes para a desconstrução de preconceitos e estigmas relacionados à surdez. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, pautado na revisão bibliográfica a partir de dois conjuntos de autores: um grupo que aborda o avanço tecnológico e as questões de identidade e cultura de forma mais ampla e outro que faz essa discussão no que diz respeito à comunidade surda, pretendendo-se a articulação de ambos. Os resultados indicam desafios como a parca acessibilidade digital e as disparidades na infraestrutura tecnológica. Portanto, é essencial continuar explorando maneiras de fortalecer e ampliar as narrativas culturais de surdos, enfocando sua própria educação, promovendo uma representação do eu autêntica e inclusiva nas mídias digitais e fortalecendo a interatividade das comunidades surdas. Ao fazê-lo, pode-se construir um futuro mais igualitário e inclusivo para todos, com o reconhecimento da língua, cultura e identidade surda. Em conclusão, a tessitura de narrativas sobre a educação de surdos na era digital representa uma oportunidade única de promover uma sociedade mais inclusiva e empoderadora. Ao valorizar e amplificar as vozes dos surdos, pode-se construir um mundo onde a diversidade linguística e cultural é celebrada e respeitada, favorecendo a expressão e a conexão.
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