Alice, Alice, onde estás que não respondes?

Autores

  • Maria Apparecida Fonseca de Almeida

Resumo

A  leitura  da  obra Pensamiento Pedagógico do educador russo Vasili A. Sujom­ linski,2 à qual tivemos acesso por ocasião da nossa participação no Congresso Pedagogia 90 em Havana, Cuba (1990), acordou em nós a lembrança do exercício de ensino de Língua Portuguesa e Literatura Infantil, em outras épo­ cas, em um curso de Magistério e, ao mesmo tempo, reavivou a alegria de uma infância longínqua, (mas nem por isso menos presente) construída com o encantamento de pedaços co­ loridos de louça, retalhos de tecido e, sobretudo, com fragmentos de que são feitos os contos de fada, tal como lembra Walter Benjamin, ao trazê-los à baila em os "Livros infantis antigos e esquecidos" (p.235).

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Referências

BENJAMIN, W. Livros infantis antigos e esqueci­ dos. ln: . Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1985.

JAKOBSON, R. Lingüística e Comunicação. 3. ed., São Paulo: Cultrix, 1970.

MAGGI, B. La palabra y la ensefíanza de la litera­ tura. ln: . El pequeno drama de la lectura. Havana, Cuba, 1988.

PESSOA, F. Obras Completas em prosa. V. 1, Rio de Janeiro: Aguilar, 1974.

SUJONLINSKI, V. A. Pensamiento Pedagógico. Trad. por Arnaldo Azzati. Prefácio e Seleção de S. Solovéichik. Mosaí: Ed. Progresso, 1975.

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Publicado

1997-07-31

Como Citar

Almeida, M. A. F. de. (1997). Alice, Alice, onde estás que não respondes?. Revista De Educação PUC-Campinas, 1(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/12123

Edição

Seção

Relatos de Experiência