Avaliação educacional de larga escala: o relato de uma experiência pioneira

Autores

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Educação Municipal, Avaliação de Larga Escala

Resumo

Entre as políticas educacionais operacionalizadas em um município do interior sul-rio-grandense, destacaram-se as ações de avaliação educacional externa executadas nos anos 1990, cujos resultados influenciaram em grande medida a rede municipal de ensino em tela. Partindo de uma pesquisa documental (jornais, atas de reuniões e relatórios), o texto situa a década de 1990, apontando os tempos de mudança na educação, assinalados pela reforma educativa levada à cabo por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e do Plano Nacional de Educação (2001). A década foi marcada também pela crescente prática de avaliações externas em redes e sistemas de ensino, presente no município examinado que, na administração 1993/1996 enfatizou o controle externo por meio da aplicação de avaliações educacionais de larga escala, causa e efeito da preocupação crescente com a aferição da qualidade do ensino. Como resultado, a pesquisa aponta que a avaliação externa foi pioneira na rede de ensino e tal pioneirismo aproximou de forma prática a política educacional do contexto de sala de aula, tornando-a mensurável, perceptível.

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Referências

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Publicado

2008-11-30

Como Citar

Esquinsani, R. S. S. (2008). Avaliação educacional de larga escala: o relato de uma experiência pioneira. Revista De Educação PUC-Campinas, (25). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/101

Edição

Seção

Artigos