Chamada de submissões para o dossiê "Massificação, expansão e democratização do Ensino Superior"
As universidades têm um papel fundamental para a sociedade, que é promover a educação de excelência por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão. Historicamente, as universidades são organizações complexas, caracterizadas pela sua natureza multiprodutiva, produzindo conjuntamente ensino e pesquisa em diferentes temas e níveis.
A evolução do papel da universidade no mundo contemporâneo tem destacado a necessidade de um equilíbrio entre ensino profissional, pesquisa e formação cidadã. A ideia é que as universidades devem oferecer um currículo que integre esses aspectos, promovendo uma abordagem inter e transdisciplinar. O desafio está em não negligenciar nenhum desses elementos, pois cada um é crucial para a identidade e função das universidades.
Por outro lado, o movimento de democratização do Ensino Superior, por meio da expansão de vagas, abre caminho para a massificação do Ensino Superior. O conjunto de políticas que asseguram a equidade e, por consequência, o combate quanto ao insucesso, ao abandono e à frustração de muitos estudantes no Ensino Superior é essencial para repensar esse capítulo recente da história da Educação Superior. Uma vez que, tanto quanto importante seja a luta para o acesso e o ingresso de mais estudantes no Ensino Superior, é o olhar também para as condições de permanência e sucesso desses mesmos estudantes.
Neste contexto, o que é que se propõe? Este dossiê visa trazer para o centro das atenções algumas das questões, problemas e desafios com que o Ensino Superior se tem confrontado nas últimas décadas, sobretudo a conjugação destes fatores: a massificação, a expansão, a democratização, a função e principalmente a qualidade no/do Ensino Superior. Ou seja, a democratização do Ensino Superior, em termos de dignidade individual de acesso, condições de ingresso, permanência e condições de qualidade para o bom desempenho dos estudantes no Ensino Superior, é tão importante quanto a sua expansão e a massificação de sujeitos com diplomas. Sendo assim, esse dossiê visa reunir trabalhos teórico-conceituais e/ou analíticos que retomam a história recente, o cenário atual e apontem perspectivas futuras do/para o Ensino Superior.
Organizadores:
Prof. Osmar Hélio Araújo – Docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Profa. Dra. Marlene Zwierewicz – Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (PPGEB/UNIARP).
Prof. Ramón Garrote Jurado – Universidade de Borås, Suécia; Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (PPGEB/UNIARP).
Prazos:
Submissões: 01/10/2025 a 31/01/2026
Previsão de publicação: 2º semestre de 2026












