Chamada de submissões para o dossiê "Políticas de formação de professores(as) e valorização docente em contextos neoliberais"
Em um contexto de profundas e intensas transformações pelas quais vem passando as sociedades nos últimos anos, em ritmos cada vez mais frenéticos, percebe-se que os atravessamentos gestados no âmbito das políticas econômicas no capitalismo global e tecidas à luz do neoliberalismo e das reformas educativas em diferentes realidades impactam diretamente na formação de professores(as) e em especial nas políticas educacionais.
O presente dossiê torna-se relevante devido ao fato de buscar evidenciar muito do que acontece em âmbito político e que repercute diretamente no campo educacional, com diferentes intensidades nas políticas de formação de professores(as), e principalmente, porque coexistem diferentes concepções em disputa que orientam a formação inicial e continuada, a docência e o desenvolvimento profissional de professores(as).
As políticas educacionais e o discurso circulado no contexto educacional, desenvolvidas e algumas até impostas nas últimas duas décadas no cenário brasileiro, tem demonstrado a fragilidade de projetos de formação de professores(as), sob dimensões tecnicistas, pragmáticas e gerencialistas, que muitas vezes sucumbem as conquistas democráticas que há décadas, por meio de muitas lutas, conflitos e embates foram construídas por diferentes educadores(as), entidades e associações, para além das instâncias políticas e governamentais. Dentre as quais, destacamos o posicionamento de crítica e resistência das entidades cientificas: Associação Nacional dos Pesquisadores de Educação (Anped), a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), e a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae).
Nesse sentido, o presente dossiê se revela como uma oportunidade de fazer emergir e acolher estudos, pesquisas, narrativas e experiências diversas educacionais e formativas fruto do entrecruzamento das políticas públicas educacionais, em um conjunto plural de perspectivas político-educacionais que possam retratar no âmbito das políticas de formação de professores(as) e valorização profissional docente. Algumas temáticas nos são caras e necessárias especialmente, no tocante:
- As políticas de currículo e avaliação;
- A intensificação do trabalho docente;
- A gestão e coordenação escolar;
- As políticas e práticas de indução, socialização e inserção profissional de professores(as) iniciantes;
- Políticas de educação integral;
- As diretrizes curriculares de formação de professores(as);
- Políticas de educação especial e inclusiva;
- Novo Ensino Médio;
- As políticas de alfabetização;
- A autonomia do trabalho docente;
- Educação profissional e tecnológica;
- A privatização da Educação Básica;
- As políticas no contexto da educação de jovens, adultos e idosos (EJAI), educação do campo, questões de gênero-sexualidade, étnico-racial, indígena e outras temáticas e modalidades de educação e ensino;
- As políticas de formação inicial e continuada de professores(as);
- As políticas do entrelace entre escola e universidade;
Entre outras tantas temáticas relacionadas a proposta desse dossiê e que tenham relação com as políticas públicas de formação de professores(as) e de valorização docente em múltiplos contextos, sentidos e interpretações.
Organizadores: Prof. Dr. Joelson de Sousa Morais (UFMA), Profa. Dra. Márcia de Souza Hobold (UFSC), e Profa. Dra. Kátia Curado (UNB)
Submissões: 30/04/2025 a 30/06/2025
Previsão de publicação: 2026
Sobre os proponentes:
Prof. Dr. Joelson de Sousa Morais
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Pedagogo pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Interinstitucional de Pesquisaformação (UNICAMP/UERJ) (https://grupopolifonia.wordpress.com) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (UEMA/CPNQ). Associado do GT 8 - Formação de Professores da ANPED e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOGRAPH). Seus estudos, pesquisas e orientações tematizam: a Formação de Professores/as; Cotidiano Escolar; Saberes, Identidade e Subjetividade Docente; Desenvolvimento e Aprendizagem Profissional da Docência; Professores/as Iniciantes; Currículo; Memória, Histórias de vida, Pesquisaformação, e Pesquisas Narrativas e (Auto)Biográficas em Educação. É Professor Adjunto do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó-MA e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE)/UFMA (Mestrado Profissional em Educação) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMA) (Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação).
Profa. Dra. Márcia de Souza Hobold
Professora Adjunta do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSC. Doutora em Educação pela PUC SP (Bolsa CAPES). Realizou o Estágio de pós-doutoramento, com bolsa PDJ do CNPq (2013-2015). Pós-doutoramento na Universidade Estadual do Ceará - UECE (2023, em andamento). Cursou a Graduação em Pedagogia (licenciatura) e em Psicologia (bacharelado e licenciatura). Orienta estudantes de doutorado, mestrado, graduação, iniciação científica e supervisiona pós-doutoramento. Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores (inicial e continuada), Didática (práticas de ensino e aprendizagem) e trabalho docente (condições de trabalho e início do trabalho docente). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), da UECE. Integra a Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes (RIPEFOR) e a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Coordenadora do GT 8 - Formação de Professores da ANPEd, entre os anos de 2018-2019 e, vice-coordenadora, entre 2017-2018. Desde 2021 é a primeira suplente do Comitê Científico do GT 8 da ANPEd. Vice-Presidente da Região Sul da ANFOPE (gestão 2021-2023). Bolsista produtividade de pesquisa do CNPq, entre 2020 e 2023. Pesquisadora da Rede Latino Americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede Estrado).
Profa. Dra. Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2008). É professora Associada - DE da Universidade de Brasília - UnB no Departamento de Administração e Planejamento - PAD da Faculdade de Educação e no Programa de Pós- graduação em Educação. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Formação de Professores. Coordena o grupo de pesquisa GEPFAPe - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos. Pós-doutorado na Universidade de Campinas/Faculdade de Educação sob a supervisão do professor Dr. Luiz Carlos de Freitas. Coordenadora do GT-08 - Formação de professores da Anped. Faz parte do Conselho Nacional da IGS - Internacional Antonio Gramsci Society (Gestão 2022-2024). Membro da Diretoria ampliada
da Anfope. Pesquisadora Produtividade do CNPq. Professora Visitante Senior na Universidade de Cagliari (Università degli Studi di Cagliari).