Faz parte do meu show: a performance autoficcional em divórcio, de Ricardo Lísias
DOI:
https://doi.org/10.24220/2595-9557v3e2020a4657Palabras clave:
Autoficção. Autor. Literatura contemporânea.Performance. Ricardo Lísias.Resumen
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a escrita autoficcional de Ricardo Lísias e o seu viés performático no romance Divórcio. Nossa hipótese é que, ao mesclar elementos autobiográficos e ficcionais, a escrita de Lísias se expande para além do texto, utilizando outras esferas de significação que culminam na construção de uma performance do autor. A análise será à luz das discussões acerca de uma das principais expressões da escrita de si – a autoficção –, refletindo criticamente sobre uma mudança de paradigma no que se refere à figura inter e extratextual do autor, na medida em que envolve um sujeito performático. O aporte teórico constitui-se das postulações de Klinger, Schollhammer e Sibilia, dentre outros teóricos, no que tange às discussões do autor enquanto um sujeito performático. Assim, buscou-se situar o autor Ricardo Lísias na prática autoficcional da literatura brasileira contemporânea, inserindo Divórcio em um novo patamar narrativo, aspecto que reconcebe a figura autoral e que nos move a sua investigação.
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