A arena cultural paulistana: um olhar sobre as condições de implementação do modernismo na São Paulo do início do século XX

Autores

  • Marcos Antonio dos Santos EESC-USP

Palavras-chave:

arquitetura, modernismo, modernidade, arte, urbanismo.

Resumo

O presente artigo pretende discutir o Modernismo brasileiro no início do século XX, buscando as condições históricas de sua eclosão. O entendimento das condições dadas pela sociedade paulista é fundamental para a compreensão da transposição e o abrasileiramento dos conceitos contidos nas teorias das vanguardas europeias. Os fatos históricos do período de desenvolvimento do Modernismo em São Paulo serão confrontados com a leitura da modernidade feita por Simmel em dois ensaios – “Filosofia do dinheiro” e “Metrópole e a vida mental”. Em “Filosofia do dinheiro”, o diálogo com Simmel terá como ponto central sua visão do dinheiro não somente como vilão da sociedade moderna, mas também como um fator de liberdade, e em “Metrópole e a vida mental”, as mudanças necessárias à racionalidade do indivíduo metropolitano. Tentar-se-á evidenciar as simultaneidades entre fatores modernos e pré-modernos na São Paulo de 1920.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio dos Santos, EESC-USP

Arquiteto e urbanista Mestrando em Arquitetura e Urbanismo EESC-USP

Referências

COSTA, L. Registro de uma vivência. Brasília: Editora da UnB & Empresa das Artes, 1995.

Morse, R. M. As cidades “periféricas” como arenas culturais: Rússia, Áustria, América Latina. Rio de Janeiro,

Estudos Históricos, v.8, n.16, p.205-25, 1995. Disponível em www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/174.pdf, acessado

em 08/07/2006.

Sevcenko, N. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

SIMMEL, G. A metrópole e a vida mental. Trad. Sérgio Marques dos Reis. In: VELHO, O. G. O fenômeno

urbano. São Paulo: Zahar, 1976. p.11-25.

WAIZBORT, Leopoldo. As aventuras de Georg Simmel. São Paulo: Editora 34, 2000.

WISNIK, J. M. 1922: O piano de Villa-Lobos. In: Villa-Lobos, H. O piano de Villa-Lobos na Semana de 22. São Paulo: Estúdio Eldorado, 1982. (LP, 33 1/3 rpm, 12 pol.).

Downloads

Publicado

2008-12-10

Como Citar

Santos, M. A. dos. (2008). A arena cultural paulistana: um olhar sobre as condições de implementação do modernismo na São Paulo do início do século XX. Oculum Ensaios, (7_8), 14–23. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/oculum/article/view/358

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa