Instruções urbanísticos: concepção e gestão

Autores

  • Raquel Rolnik

Resumo

Os principais problemas urbanos a enfrentar neste final de século remetem ao alto grau de injustiça na distribuição dos encargos e dos altos benefícios nas cidades. As cidades brasileiras, independetentemente de sua região, história, economia ou tamanho, apresentam um contraste muito claro entre uma parte que possui alguma condição de urbanidade, uma porção pavimentada, ajardinada, arborizada, com infra-estrutura completa independentemente da qualidade desses elementos, que em geral é pouca, e outra parte, normalmente de duas a três vezes maior do que a primeira, cuja infra-estrutura é incompleta e onde o urbanismo é inexistente, que se aproxima muito mais da idéia de um acampamento do que propriamente de uma cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Rolnik

Mestre em Urbanismo pela FAUUSP E Ph.D. em História Urbana pela New York University, é professora titular de Planejamento Urbano e coordenadora do curso de mestrado em Urbanismo da FAU PUC-Campinas. É também membro do corpo técnico do Instituto Pólis.

Referências

ROLNIK, Raquel. (1999), "Exclusão Territorial e Violência". In São Paulo em Perspectiva, São Paulo, Fundação Seade, vol.13, n.2.

Downloads

Publicado

2000-12-10

Como Citar

Rolnik, R. (2000). Instruções urbanísticos: concepção e gestão. Oculum Ensaios, (1), 6–12. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/oculum/article/view/1743

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa