Percepção ambiental de moradores em condomínios residenciais verticais na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Autores

  • Ademir Kleber Morbeck de Oliveira Universidade Anhanguera-Uniderp
  • Tatiana de Freitas Pinazo Universidade Anhanguera-Uniderp
  • Lucia Elvira Alicia Raffo de Macaró Universidade Anhanguera-Uniderp
  • Celso Correia de Souza

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v11n1a2282

Palavras-chave:

Espaço urbano, Geografia urbana, Verticalização

Resumo

Este artigo avalia dois condomínios residenciais de diferentes tipologias localizados em uma mesma região, com o objetivo de analisar a percepção ambiental de seus moradores. A escolha levou em consideração sua localização em área de fundo de vale e de reserva ambiental, bem como o seu valor comercial. A paisagem, a infraestrutura, a vegetação, entre outros aspectos referentes à qualidade de vida do morador e a qualidade visual da cidade, foram analisadas por meio de questionários de avaliação pós-ocupacional. Verificou-se que os residentes destes condomínios possuem em comum a escolha de se morar em condomínio fechado pela questão da segurança e da localização privilegiada. Os resultados obtidos indicam a necessidade de se estimular o uso de Avaliação Pós-Ocupacional em condomínios residenciais, priorizando projetos com soluções funcionais e de qualidade para o conforto do morador. O comprometimento com a cidade é outro aspecto necessário a prevalecer em um projeto de condomínio residencial, uma vez que este, por sua dimensão e necessidade de grandes loteamentos, ocupa uma grande área urbana, modificando consideravelmente a sua paisagem.

PALAVRAS-CHAVE: Espaço urbano. Geografia urbana. Verticalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademir Kleber Morbeck de Oliveira, Universidade Anhanguera-Uniderp

¹ Universidade Anhanguera-Uniderp | Programa de Pós‑ -Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional | R. Alexandre Herculano, 1400, Jar‑ dim Veraneio, 79037-280, Campo Grande, MS, Brasil | Correspondência para/Correspondence to: A.K.M. OLIVEIRA

Tatiana de Freitas Pinazo, Universidade Anhanguera-Uniderp

² Universidade Anhanguera-Uniderp | Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional | Campo Grande, MS, Brasil.

Lucia Elvira Alicia Raffo de Macaró, Universidade Anhanguera-Uniderp

³ Universidade Anhanguera-Uniderp | Programa de Pós‑ -Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional | Campo Grande, MS, Brasil.

Celso Correia de Souza

Universidade Anhanguera-Uniderp | Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional | Campo Grande, MS, Brasil.

Referências

BUAINAIN, M.S.C.N. Campo Grande – Memória em Palavras: a cidade na visão de seus prefeitos. Campo Grande: Instituto Municipal de Planejamento Urbano, 2006.

CALDEIRA, T. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Edusp, 2000.

CAMPOS FILHO, C.M. Cidades brasileiras: seu controle ou o caos: o que os cidadãos devem fazer para a humanização das cidades no Brasil. 2.ed. São Paulo: Studio Nobel, 1992.

Carvalho, A.W.B.; Oliveira, L.F. Habitação e verticalização numa cidade universitária: o caso de Viçosa MG. Arquitextos, 100.05, ano 9, 2008. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/09.100/112>. Acesso em: 17 set. 2009.

CULLEN, G. Paisagem urbana. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

DEL RIO, V.; OLIVEIRA, L. Percepção ambiental: a experiência brasileria. São Carlos: Studio Nobel, 1996.

HOESEL, P; SOMEKH, N. A verticalização em São Paulo: apontamentos metodológicos. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, v.1, n.1, p.9-30, 2001.

KOWALTOWSKI, D.C.C.K. et al. Sobre metodologias de projeto arquitetônico. Ambiente Construído, v.6, n.2, p.7-19, 2006.

MACEDO, S.S. São Paulo, paisagem e habitação verticalizada: os espaços livres como elementos do desenho urbano. 1987. Tese (Doutorado em Arquitetura) — Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1987.

MARTINS, G.A.; DOMINGUES, O. Estatística geral e aplicada. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MORENO, J. O Futuro das cidades. São Paulo: Senac, 2002.

OJIMA, R. A produção e o consumo do espaço nas aglomerações urbanas brasileiras: desafios para uma urbanização sustentável. In: Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 15., 2006, Caxambu. Anais... Caxambu: ABEP, 2006. p.18-22.

ORNSTEIN, S.W.; ROMÉRO, M.A. Avaliação pós-ocupação do ambiente construído. São Paulo: Studio Nobel, 1992.

ORNSTEIN, S.W.; BRUNA, G.; ROMÉRO, M.A. Ambiente construído e comportamento. São Paulo: Nobel, 1995.

ORNSTEIN, S.W.; ROMÉRO, M.A. Avaliação pós-ocupação: métodos e técnicas aplicados à habitação social. Porto Alegre: ANTAC, 2003.

RAMIRES, J.C.L. O processo de verticalização das cidades brasileiras. Boletim de Geografia, v.16, n.1, p.97-105, 1998.

Sahr, C.L.L. Dimensões da análise da verticalização: exemplos da cidade média de Ponta Grossa/PR. Revista de História Regional, v.5, n.1, p.9-36, 2000.

SILVA, V.G. Avaliação do desempenho ambiental de edifícios. Revista Qualidade na Construção, v.3, n.25, p.14-22, 2000.

SILVA, E. Avaliação de impactos ambientais. Viçosa: UFV, 2001.

SOARES. T.S. et al. Impactos ambientais decorrentes da ocupação desordenada na área urbana do município de Viçosa, Estado de Minas Gerais. Revista Científica Eletrônica de Engenharia Florestal, n.8, v.2, p.1-14, 2006.

SOUZA, S.A. Degradação do meio urbano: estudos de casos. 2005. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Campo Grande, 2005.

VILLA, S.B. Morar em apartamentos: a produção dos espaços privados e semi-privados nos edifícios ofertados pelo mercado imobiliário no século XXI em São Paulo e seus impactos na cidade de Ribeirão Preto. Critérios para avaliação pós-ocupação. 2008. Tese (Doutorado — Tecnologia da Arquitetura) — Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

2014-06-10

Como Citar

Oliveira, A. K. M. de, Pinazo, T. de F., Macaró, L. E. A. R. de, & Souza, C. C. de. (2014). Percepção ambiental de moradores em condomínios residenciais verticais na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Oculum Ensaios, 11(1), 51–67. https://doi.org/10.24220/2318-0919v11n1a2282

Edição

Seção

Originais