A quadrícula como estratégia de desenho urbano das cidades planejadas ao longo da linha férrea na Alta Sorocabana | Grid plan as a strategy for the urban design of the planned cities along the Alta Sorocabana region railway

Authors

  • Arlete Maria Francisco Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v18e2021a4781

Keywords:

Alta Sorocabana, Desenho urbano, Estrada de Ferro Sorocabana, Morfologia urbana, Urbanização.

Abstract

Este trabalho apresenta o estudo do desenho urbano de 15 núcleos urbanos implantados no entorno das estações da Estrada de Ferro Sorocabana, na Alta Sorocabana, os quais deram origem a 15 cidades. Tem como objetivo investigar a existência de uma tipologia de desenho urbano e uma forma de produzir cidades na franja pioneira do Estado, contribuindo para a história da urbanização paulista. As análises foram realizadas a partir dos métodos da morfologia urbana ao identificar os componentes formais do plano urbano: as características do sítio, a configuração do traçado e a sua relação com a esplanada ferroviária, o formato das parcelas e os agentes que estiveram envolvidos nessa produção. Foi possível identificar uma tipologia de traçado urbano das cidades em estudo, fruto de um modo de organização da sociedade e das condições econômicas e políticas do início do século XX: grelha em tabuleiro de xadrez, disposta paralelamente à esplanada da linha férrea e tendo a estação ferroviária como marco edificatório.

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Arlete Maria Francisco, Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente

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Published

2021-12-10

How to Cite

Francisco, A. M. (2021). A quadrícula como estratégia de desenho urbano das cidades planejadas ao longo da linha férrea na Alta Sorocabana | Grid plan as a strategy for the urban design of the planned cities along the Alta Sorocabana region railway. Oculum Ensaios - ISSNe 2318-0919, 18, 1–16. https://doi.org/10.24220/2318-0919v18e2021a4781

Issue

Section

Research Article