Práticas críticas no espaço urbano: Trisha Brown, Duane Michals e Bernard Tschumi

Authors

  • Mariana Dobbert Tidei Universidade de São Paulo
  • David Moreno Sperling Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v12n1a2713

Keywords:

Acontecimento. Cidade. Estética. Práticas críticas.

Abstract

O artigo inscreve-se no campo de estudos sobre “estética e cidade”, trazendo à luz similaridades entre algumas práticas críticas de apropriação do espaço urbano realizadas nos anos 1970 na arquitetura, na dança e na fotografia. Para tanto, toma como objeto obras da coreógrafa Trisha Brown, do fotógrafo Duane Michals e do arquiteto Bernard Tschumi. A partir da constituição de um breve contexto histórico e cultural e da leitura de seus trabalhos, o estudo foca questionamentos disciplinares e horizontes críticos dessas práticas, delineando aspectos comuns. Dentre eles, tem-se a investigação acerca dos acontecimentos cotidianos no espaço urbano e a construção de relações dialéticas entre estrutura e acontecimento, como forma de introdução de aspectos políticos nas linguagens. Em seguida, o texto analisa os desdobramentos das práticas desses autores e os coloca em perspectiva com o contexto atual, em que ações nas artes e na arquitetura procuram confrontar a conformação de consensos na produção do espaço urbano.

PALAVRAS-CHAVE: Acontecimento. Cidade. Estética. Práticas críticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mariana Dobbert Tidei, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo | Instituto de Arquitetura e Urbanismo | Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas | Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, 13566‑590, São Carlos, SP, Brasil | Correspondência para/Correspondence to:

David Moreno Sperling, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo | Instituto de Arquitetura e Urbanismo | Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas

References

BARTHES, R. O prazer do texto. Lisboa: Edições 70, 1973.

BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ADORNO, T.W. et al. Teoria

de cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p.221‑254.

BROWN, T. Post‑ modern dance issue: Three pieces. The Drama Review, v.19, n.1, p.26‑32. Cam‑

bridge: The MIT Press Stable, 1975. Available from: <http://www.jstor.org/stable/1144964>. Cited:

Jul. 8, 2010.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. v.1.

DERRIDA, J. Without Alibi. Stanford: Stanford University Press, 2002.

DISERENS, C. O filme arquitetônico de Matta Clark. Trópico. [1993]. Disponível em:

uol.com.br/tropico/html/textos/1095,1.shl>. Acesso em: 4 abr. 2010.

ECO, U. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1962.

GOLDBERG, R. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

JAMESON, F. The cultural turn: Selected writings on the postmodern, 1983-1998. New York:

Verso, 1998.

KAJI‑O’GRADY, S. The london conceptualists: Architecture and performance in the 1970s. The

Journal of Architectural Education, v.61, n.4, p.43‑51, 2008. Available from: <http://www.inha.fr/

colloques/document.php?id=1773>. Cited: Nov. 21, 2009.

KERTESS, K. La main danse, le corps dessine/feet dancing, Hand Drawing. In: BROWN, T. Trisha

Brown: Danse, précis de liberte. Marseille: Centre de la Vieille Charité, 1998. p.127.

LIVINGSTONE, M. The essential Duane Michals. London: Thames and Hudson, 1997.

NESBITT, K. (Org.). Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica (1965‑1995). São Paulo:

Cosac Naify, 2006.

MICHALS, D. Album the portraits of Duane Michals: 1958 ‑1998. Califórnia: Twelvetrees, 1988.

SPERLING, D.M. Espaço e Evento: considerações críticas sobre a arquitetura contemporânea. 2008.

Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Uni‑

versidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

TACCA, F. Resenha: The essential Duane Michals. Studium, Campinas, [1999]. Disponível em:

<http://www.studium.iar.unicamp.br/zero/1.htm?=michals.htm>. Acesso em: 4 mar. 2011.

TSCHUMI, B. Questions of space: The pyramid and the labyrinth (or the architectural paradox).

Studio International, n.977, p.136-142, 1975.

TSCHUMI, B. The Manhattan transcripts. London: Academy Editions, 1994a.

TSCHUMI, B. Event-cities (Praxis). Cambridge: MIT Press, 1994b.

TSCHUMI, B. Architecture and disjunction. Massachusetts: MIT Press, 1996.

TSCHUMI, B. Event-cities 2. Cambridge: MIT Press, 2000.

TSCHUMI, B. Event-cities 3: Concept vs. context vs. content. Cambridge: MIT Press, 2005.

TSCHUMI, B. Architecture concepts: Red is not a color. New York: Rizzolli, 2012

Published

2015-01-27

How to Cite

Tidei, M. D., & Sperling, D. M. (2015). Práticas críticas no espaço urbano: Trisha Brown, Duane Michals e Bernard Tschumi. Oculum Ensaios - ISSNe 2318-0919, 12(1), 61–82. https://doi.org/10.24220/2318-0919v12n1a2713