Identificação da paisagem industrial para a interpretação patrimonial do trecho ferroviário Campinas-Jundiaí

Autores

  • Eduardo Romero Oliveira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras https://orcid.org/0000-0002-1287-4798
  • Ana Paula Marques Gonçalves Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Arquitetura, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo https://orcid.org/0000-0002-3640-4125
  • Victória de Azevedo Braga Tatini Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Arquitetura, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo https://orcid.org/0000-0001-5230-8304

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v20e2023a5497

Palavras-chave:

Interpretação patrimonial, Metodologia, Paisagem Cultural, Sistema ferroviário

Resumo

A proteção e interpretação dos remanescentes ferroviários é uma prática amplamente difundida. Entretanto, essas tutelas geralmente correspondem apenas aos bens isolados ou a áreas, ignorando sua condição enquanto sistema de transporte produtivo. Assim, o conceito de paisagem industrial ampara a identificação e interpretação patrimonial dos sistemas de forma integral. Este trabalho propõe uma metodologia para o planejamento interpretativo da paisagem que relaciona os métodos e técnicas de identificação e a leitura da paisagem com os princípios e métodos propostos pela interpretação, aplicados ao trecho ferroviário Campinas-Jundiaí. A metodologia explora as dinâmicas que podem ser trabalhadas pela interpretação a partir da relação entre os aspectos materiais e imateriais da paisagem ferroviária. Para concretização do estudo, foi feito um levantamento bibliográfico sobre a identificação e leitura da paisagem, bem como um planejamento interpretativo, seguido do levantamento bibliográfico e documental dos dados históricos, arqueológicos, de proteção e conversação referentes ao trecho
e da identificação dos dados de valoração obtidos pela abordagem de valores sobre o patrimônio relacionados a essa paisagem. Como resultado, foi possível correlacionar as diferentes camadas de dados, a fim de refletir sobre as abordagens interpretativas necessárias e possíveis com base no contexto histórico, material, jurídico e simbólico dos bens componentes do trecho e sua leitura como sistema.

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Biografia do Autor

Eduardo Romero Oliveira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras

Profesor Titular de Patrimonio Cultural de la Universidade Estadual Paulista - UNESP (2019). Doctor en Filosofía por la Universidad de São Paulo (2003), Magíster en Historia Social por la Universidad de São Paulo (1995) y Licenciado en Historia por la Universidad Estadual de Campinas (1990). Desde 2004 es profesor adjunto en la carrera de Turismo (UNESP, campus Rosana), en los Programas de Postgrado en Historia (UNESP / FCL, campus Assis) y en Arquitectura y Urbanismo (UNESP / FAAC, campus Bauru).

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Publicado

2023-03-07

Como Citar

Oliveira, E. . R., Gonçalves, A. P. M., & de Azevedo Braga Tatini , V. (2023). Identificação da paisagem industrial para a interpretação patrimonial do trecho ferroviário Campinas-Jundiaí. Oculum Ensaios, 20, 1–24. https://doi.org/10.24220/2318-0919v20e2023a5497

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa