Os três momentos do uso da tecnologia computacional gráfica em arquitetura
Palavras-chave:
projeto, processo criativo, computação gráfica.Resumo
Neste artigo são identificados os três momentos do uso de técnicas de computação gráfica em arquitetura, as possibilidades de variação e criação de novos processos de projeto, e projetos que marcaram esses momentos com o uso de técnicas de computação gráfica em seu processo criativo.
PALAVRAS-CHAVE: projeto, processo criativo, computação gráfica.
Downloads
Referências
AUTODESK – AUTODESK BUZZSAW. Disponível em: <http://www.autodesk.com/buzzsaw>. Acesso em: 31
mar. 2005.
CAMBIAGHI, H. et al. Diretrizes gerais para intercambialidade de projetos em CAD: integração entre projetistas, construtoras e clientes. São Paulo: Pini, 2002.
CONSTRUTIVO. Disponível em: <http://www.construtivo.com.br>. Acesso em: 31 mar. 2005.
CORBIOLI, N. CAD: para resgatar convenções. Revista Projeto Design, São Paulo, n. 263, jan. 2002.
DUARTE, R. B.Uma investigação sobre as diversas aproximações entre o computador e o processo de ensino/aprendizado do projeto arquitetônico. In: Anais do I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura, Projetar 2003. Natal: Editora da UFRN, p.73, 2003.
GARCIA ALVARADO; R. PARRA, J. C.; REYS, M.Creacion virtual: uso de tecnologías de realidad virtual en la fase
creativa del diseño arquitectónico. In: Anais da I Conferência Latino-americana de Informática no Ensino de
Arquitetura – Coinfa 98. Florianópolis: USFSC, 1998
HAMIT, F. Realidade virtual e a exploração do espaço cibernético. Trad. Ana Paula Baltazar. Rio de Janeiro:
Berkeley, 1993.
HOLLEIM, M.Greg Lynn and Ham Rashid Architectural Laboratories. Rotterdam: Nai Publishers, 2002.
JACOBS, S. P. The CAD Design Studio. 3D Modeling as a Fundamental Design Skill. New York: McGraw-Hill,
JODIDIO, P. Contemporary American Architects. Italy: Taschen, 1996. v.II.
MARTINEZ, A. C. Ensaio sobre o Projeto. Trad. Ane Lise Spaltemberg. Brasília: Editora Universidade de Brasí-
lia, 2000.
SANTOS, A. P. B. dos. Por uma arquitetura virtual: uma crítica das tecnologias digitais. Revista Arquitetura &
Urbanismo, São Paulo, ano 20, n.131, fev. 2005a.
_______. E-futuros: projetando para um mundo digital. Disponível em: . Acesso: 31 mar. 2005b.
SILVA, M. S. K. da. A arquitetura líquida do NOX. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp222>. Acesso em: 31 mar. 2005.
SYDNEY, J. C.; CATANESE, A. Introdução à arquitetura. Rio de Janeiro: Campus, 1984.