QUALIDADE DE VIDA E TRABALHO

PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Sônia Regina da Cal Seixas Barbosa Professora Drª do Deptº de Ciências Sociais, Instituto de Ciências Humanas - ICH, PUC-Campinas e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais, UNICAMP

Resumo

Este texto procura dar continuidade a reflexão que tenho desenvolvido em outros trabalhos acerca das transformações sócioambientais e a qualidade de vida. Se por um lado, as diversas transformações (ambientais, econômicas, sociais e culturais) ocorridas na sociedade, aliadas às conseqüências para a qualidade de vida continuam assumindo peso significativo em minhas reflexões, por outro, tenho procurado explicitar uma categoria até então nas entrelinhas de minhas análises, qual seja, a dimensão do trabalho e suas conseqüências para a saúde do trabalhador.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre a Metamorfose do Trabalho e a Centralidade do Mundo do Trabalho. Campinas/SP. Ed. UNICAMP/Cortez Editora, 1995.

BARBOSA, Sônia Regina da Cal Seixas. Industrialização, Ambiente e Condições de Vida em Paulínia, SP. As representações de qualidade ambiental e saúde para médicos e pacientes. Dissertação de Mestrado em Sociologia, DCS, IFCH, UNICAMP, 1990.

BARBOSA, Sônia Regina da Cal Seixas. Ambiente, qualidade de Vida e Cidadania. Algumas reflexões sobre regiões urbano-industriais. in: HOGAN, Daniel & VIEIRA, Paulo (org.). Dilemas Socioambientais e Desenvolvimento Sustentável. Campinas, Ed. UNICAMP, 1992.

BARBOSA, Sônia Regina da Cal Seixas.Salud, Ambiente y Ciudadania: el caso de Paulínia, Sao Paulo, Brasil. Revista lnteramericana de Planificacion. Volumen XXV, nº 98, abril-junio, 1992 (a).

BARBOSA, Sônia Regina da Cal Seixas . Qualidade de Vida e Suas Metáforas. Uma reflexão sócio-ambiental. Tese de Doutorado em Ciências Sociais. DCS, IFCH, UNICAMP, 1996.

BELL, Daniel. O Advento da Sociedade Pós-Industrial. Uma tentativa de previsão social. São Paulo, Cultrix, 1978.

GODO, Wanderley (org.). Indivíduo. Trabalho e Sofrimento. Uma abordagem interdisciplinar. Petrópolis, Vozes, 1993.

DEJOURS, Christophe. A Loucura do Trabalho. Estudo de Psicopatologia do Trabalho. São Paulo, Cortez /Oboré, 1988.

DUARTE, Luís Fernando. Da Vida Nervosa, nas classes trabalhadoras urbanas. Rio de Janeiro, ZAHAR/CNPq, 1988.

GUATTARI, Félix. As Três Ecologias. Campinas, Papirus, 1990.

KURZ, Robert. O Colapso da modernização. Da derrocada do socialismo de caserna à crise da economia mundial. 2ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992.

REBECCHI, Emilio. O sujeito frente à inovação tecnológica. Automação e Trabalho. Petrópolis, YOZES/IBASE, 1990.

SELIGMANN, Edith. Saúde Mental e trabalho. ln: TUNDIS, Silvério e COSTA, Nilson, do Rosário ( org. ). Cidadania e Loucura. Políticas de saúde mental no Brasil. Petrópolis, VOZES, 1992.

SILVA, Josué Pereira. A Crise da Sociedade do Trabalho em Debate. Lua Nova . Revista de Cultura e Política, nº 35, 1995.

SOUZA, Amaury(org.). Qualidade da Vida Urbana. Série Debates Urbanos. Rio de Janeiro, ZAHAR, 1984.

Downloads

Publicado

1997-08-30

Edição

Seção

Artigos