Psicologia marxista

um paradigma de pesquisa cuja hora chegou

Autores

  • Mohamed ELHAMMOUMI Al-Imam Muhammad Ibn Saud Islamic University, College of Social Sciences, Department of Psychology

Palavras-chave:

Comunismo, Interação social, Psicologia marxista

Resumo

Este artigo busca recuperar as ideias de Marx sobre o desenvolvimento da Psicologia. Apresenta abordagens históricas sobre as diversas tentativas de criar uma psicologia marxista que elucidam sobre a sua abrangência e trajetória. Segundo Marx, a vida real material e a vida social concreta desempenham um papel-chave no desenvolvimento das funções psicológicas humanas. Mais tarde, Vygotsky, Wallon, Politzer, Leontiev, Luria, Sève, entre outros, elaboraram seus trabalhos a partir das ideias do Marx. Estes estudiosos sugeriram que as funções psicológicas das pessoas são formadas e moldadas em circunstâncias concretas, culturais, sociais e históricas, e imaginaram uma força organizadora e criativa conduzindo atividade individual (em vez de comportamento). A psicologia marxista é o estudo do indivíduo social dentro das relações sociais de produção. Em um sentido marxista, a ênfase é na produção, tanto material quanto social, como a essência das relações sociais. Portanto, não se pode tratar a Psicologia de forma abstrata, privada e individual como o modo capitalista de produção gostaria, mas ela deverá ser considerada em relação ao indivíduo social que é formado, estruturado e moldado dentro das relações sociais de uma estrutura de produção. Neste contexto, a produção social do indivíduo (como elaborada em Die Grundrisse do Marx) significa as relações sociais entre pessoas conectadas às condições sociais reais e comuns e a produção material. A produção, tanto social como material, é a totalidade das relações sociais. No processo de produção, os indivíduos sociais agem não apenas a partir da natureza, mas também a partir dos outros indivíduos, entrando numa rede definitiva e rica de conexões e relações entre si. As obras do Marx abrangeram os campos de Psicologia e contribuíram de forma substancial ao conhecimento sobre os processes da natureza humana. Marx nunca escreveu um tratado completo sobre a Psicologia, embora seu próprio trabalho seja o exemplo mais importante de conceptualizações psicológicas. Este artigo sublinha a relevância decisiva das concepções psicológicas de Marx em relação a uma mudança paradigmática, cuja hora já chegou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Althusser, L. (1970a). Reading capital. London: New Left Books.

Althusser, L. (1970b). For Marx. London: New Left Books.

Arthur, C. (2002). The new dialectic and Marx’s ‘capital’. Leiden: Brill Academic Press.

Au, W. (2007). Vygotsky and Lenin on learning: the parallel structures of individual and social development. Science & Society, 71 (3), 273-298.

Balibar, E. (1974). Cinq études du matérialisme historique. Paris: François Maspéro.

Bickley, R. (1977). Vygotsky’s contribution to dialectical materialist psychology. Science & Society, 41 (2), 191-207.

Bidet, J. (2000). Que faire du ‘capital’. Paris: Presses Univrsitaires de France.

Bühler, K. (1926). Die krise der psychologie. Kant Studien, 31 (51), 455-526.

Bühler, K. (1927). Die krise der psychologie. Frankfurt: Ungekürzte Ausg.

Chaiklin, S. (2001). The institutionalization of culturalhistorical psychology as a multinational practice. In S.Chaiklin (Ed.), The theory and practice of cultural-historical psychology (pp.15-34). Aarhus, Denmark: Aarhus University Press.

Clot, Y. (1977). Matérialisme historique et psychologie. In Y. Clot (Ed.), Piaget et le marxisme sur la théorie opératoire (pp.23-44). Paris: Centre d’Etudes et de Recherches Marxistes.

Driesch, H. (1925). The crisis in psychology. Princeton, NJ: Princeton University press.

Elhammoumi, M. (2001a). Lost-or merely domesticated? The boom in socio-historicocultural theory emphasizes some concepts, overlooks others. In S. Chaiklin (Ed.), The theory and practice of cultural-historical psychology (pp.200-217). Aarhus, Denmark: Aarhus University Press.

Elhammoumi, M. (2001b). Recepcion de Vigotsky em America Latina: Terreno fertil para una psicologia materialista. In M. Golder (Ed.), Vigotsky: psicologo radical (pp.51-66). Buenos Aires: Ateneo Vigotskiano de la Argentina.

Elhammoumi, M. (2002a). To create psychology’s own capital. Journal for The Theory of Social Behavior, 32 (1), 89-104.

Elhammoumi, M. (2002b, June 18-22). Vygotsky via Marx: toward a marxist psychology. Paper presented at the Fifth Congress of the International Society for Cultural Research and Activity Theory (ISCRAT). Amsterdam, The Netherlands.

Elhammoumi, M. (2002c, June 18-22). Vygotsky’s concept of culture: a Hegelian and Marxist analysis. Paper presented at the Fifth Congress of the International Society for Cultural Research and Activity Theory (ISCRAT). Amsterdam, The Netherlands.

Elhammoumi, M. (2006). Is there a Marxist psychology? In P. Sawchuk, N. Duarte & M. Elhammoumi (Eds.), Critical perspectives on activity theory: explorations across education, work and the everyday life (pp.23-34). New York: Cambridge University Press.

Elhammoumi, M. (2009). Vygotsky’s scientific psychology: terra incognita. Cultural-Historical Psychology: Na International Scientific Journal, 3, 49-54.

Elhammoumi, M. (2010). Is ‘back to Vygotsky’ enough? The legacy of socio-historicocultural psychology. Psicologia em Estudo, 15 (4), 661-673.

Eskola, A. (1992). The legacy of Marxist influences in finnish psychology. Nordisk Psykologi, 44 (2), 97-103.

Holzkamp, K. (1992). On doing psychology critically. Theory & Psychology, 2 (2), 193-204.

Koffka, K. (1926). Zur Krisis in der psychologie: bemerkungen zu dem buch gleichen namens von Hans Driesch. Die Naturwissenschaften, 14 (25), 581-586.

Kostyleff, N. (1911). La crise de la psychologie expérimentale: le présent et l’avenir. Paris: Alcan.

Lenin, V. I. (1978). State and revolution: marxist teaching about the theory of the state and the tasks of the proletariat in the revolution. Westport, Conn.: Greenwood Press.

Le Ny, J. F. (1970). Psychologie et matérialisme dialectique. Bruxelles: Éditions Le Pavillon.

Leontiev, A. N. (1978). Activity, consciousness, and personality. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall.

Leontiev, A. N. (1981). Problems in the development of the mind. Moscow: Progress.

Lompscher, J. (2002 April 10). Is Vygotsky fully understandable without Marx. Private correspondence [Lenthy manuscript].

Luria, A. R. (1966). Vygotski et l’étude des fonctions psychiques supérieures. Recherches Internationales à la Lumière du Marxisme, 51, 93-103.

Malrieu, P. (1983). Vers une recherche marxiste em psychologie. La Pensée, 235, 19-38.

Mather, R. (2003). Hegemony and marxist psychology. Theory and Psychology, 13 (4), 469-487.

Marx, K. (1963). Karl Marx: early writings. New York: McGraw- Hill. (Originally published in 1844).

Marx, K. (1973). Grundrisse. New York: Penguin Books. (Originally published in 1858).

Marx, K. (1976). Capital (Vol. 1). London: Penguin Books.

Marx, K., & Engels, F. (1963). The Greman ideology. New York: International Publishers.

Naville, P. (1948). Psychologie, marxisme et materialisme. Paris: Marcel Rivière.

Newman, F., & Holzman, L. (1993). Lev Vygotsky: revolutionary scientist. London: Routledge.

Packer, M. (2008). Is Vygotsky relevant? Vygotsky’s Marxist psychology. Mind, Culture and Activity, 15 (1), 8-31.

Parker, I. (2007). Revolution in psychology: alienation to emancipation. London: Pluto Press.

Petrovsky, A. (1990). Psychology in the Soviet Union: a historical outline. Moscow: Progress Publishers.

Politzer, G. (1928). Critique des fondements de la psychologie. Paris: Editions Sociales

Politzer, G. (1969a). Note sur la psychologie individuelle. In G. Politzer. Ecrits II: les fondements de la psychologye (pp.235-244). Paris: Editions Sociales. (Originally published in 1929).

Politzer, G. (1969b). Où va la psychologie concrète? In G. Politzer. Ecrits II: les fondements de la psychologie (pp.136-188). Paris: Editions Sociales. (Originally published in 1929).

Quiniou, Y. (1983). Marxisme et psychologie. La Pensée, 235, 125-129.

Reich, W. (1966). Dialectical materialism and psychoanalysis. Studies on the Left, 6 (4), 5-46. (Originally published in 1929).

Reich, W. (1972). What is class-consciousness? In W. Reich (Ed.), Sex-Pol: essays 1920-1934 (pp.277-357). New York: Random House. (Originally published in 1934).

Roth, W. M., & Lee, Y. J. (2007). Vygotsky’s neglected legacy: cultural-historical activity theory. Review of Educational Research, 77 (2), 186-232.

Sartre, J. P. (1960). The problem of method. London: Methuen. Sawchuk, P., Duarte, N., & Elhammoumi, M. (Eds.). (2006). Critical perspectives on activity theory: explorations across education, work and the everyday life. New York: Cambridge University Press.

Sekine, T. (1997). An outline of the dialectic of capital (Vol.1,2). London: Macmillan Press.

Sève, L. (1966). Psychologie et marxisme. La Nouvelle Critique, 180, 1-23.

Sève, L. (1975). Marxism and the theory of human personality. London: Lawrence & Wishart.

Sève. L. (1978). Man in Marxist theory and the psychology of personality. Hassocks: Harvester Press.

Sève, L. (1989). Dialectique et psychologie chez Vygotski. Enfance, 42 (1/2), 11-16.

Sève, L. (2002). Quelles contradictions? A propos de Piaget, Vygotsky et Marx. In Y. Clot (Ed.), Avec Vygotsky (pp.245-264). Paris: La Dispute.

Sève, L. (2008). Heuristique: l’exemple majeur de l’oeuvre Vygotskienne. In L. Sève. Penser avec Marx aujourd’hui: “L’homme”? (Vol. 2, pp.309-371). Paris: La Dispute.

Shah-Shuja, M. (2008). Zones of proletarian development. London: Openmute.

Shames, C. (1984). Dialectics and the theory of individuality. Psychology & Social Theory, 4, 51-65.

Spears, R., & Parker, I. (Eds.). (1996). Psychology and society: radical theory and practice. London: Pluto Press.

Tobach, E. (1999). Evolution, genetics and psychology: the crisis in psychology, Vygotsky, Luria and Leontiev revisited. In S. Chaiklin, M. Hedegaard & U. J. Jensen (Eds.), Activity theory and social practice (pp.136-160). Aarhus, Denmark: Aarhus University Press.

Uno, K. (1980). Principles of political economy. Sussex: Harvester Press.

van der Veer, R. (2007). Lev Vygotsky. New York: Continuum International Publishing Group.

Veresov, N. (1999). Undiscovered Vygotsky: etudes on the prehistory of cultural-historical psychology. New York: Peter Lang.

Vergnaud, G. (2000). Lev Vygotski: pédagogue et penseur de notre temps. Paris: Hachette Éducation.

Vygotsky, L. (1981). The genesis of higher mental functions. In J. Wertsch (Ed.), The concept of activity in Soviet psychology (pp.144-188). Armonk: M. E. Sharpe.

Vygotsky, L. S. (1987). The collected works of L. S. Vygotsky: problems of general psychology (Vol. 1). New York: Plenum Press. (Originally published in 1933).

Vygotsky, L. (1989). Concrete human psychology. Soviet Psychology, 27 (2), 53-77.

Vygotsky, L. (1993). The collected works of L. S. Vygotsky: the fundamentals of defectology: abnormal psychology and learning disabilities (Vol. 2). New York: Plenum Press. (Originally published in 1928).

Vygotsky, L. (1994a). La conscience comme problème de la psychologie du comportement. Société française, 50, 35-50.

Vygotsky, L. (1994b). The Vygotsky reader. Oxford: Basil Blackwell.

Vygotsky, L. S. (1997). The collected works of L. S. Vygotsky: problems of the theory and history of psychology (Vol. 3, pp.341-342). New York: Plenum Press. (Originally published in 1927).

Wallon, H. (1951). Psychologie et matérialisme dialectique. Enfance, 16 (1-2), 31-34.

Wittgenstein, L. (1953). Philosophical investigations. New York: MacMillan.

Downloads

Publicado

2012-03-30

Como Citar

ELHAMMOUMI, M. (2012). Psicologia marxista: um paradigma de pesquisa cuja hora chegou. Estudos De Psicologia, 29(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8716