Tentando desfazer preconceitos em uma educação emancipatória: o grupo dos remanescentes

Autores

  • Angela Maria Pires CANIATO Universidade Estadual de Maringá, Curso de Psicologia, Departamento de Psicologia.
  • Michele Aparecida CASTRO Universidade Estadual de Maringá, Curso de Psicologia, Departamento de Psicologia.
  • Karina Quilice MARTINELLI Universidade Estadual de Maringá, Curso de Psicologia, Departamento de Psicologia.
  • Lara Hauser SANTOS Universidade Estadual de Maringá, Curso de Psicologia, Departamento de Psicologia.
  • Sarah Gisele SILVA Universidade Estadual de Maringá, Curso de Psicologia, Departamento de Psicologia.

Palavras-chave:

Educação, Estudos de intervenção, Preconceito, Controle social, Discriminação social, Violência social

Resumo

O Grupo dos Remanescentes foi uma das frentes de atuação do projeto “Phenix: a ousadia do renascimento da subjetividade cidadã”. Era composto por adolescentes que participaram de uma instituição educacional pública, hoje instituição assistencial filantrópica, na qual os adolescentes não poderiam continuar depois que completassem dezoito anos - estavam, portanto, na rua, antes de ingressarem no nosso projeto. A metodologia utilizada foi a da pesquisa participante e as intervenções junto a esses adolescentes tinham como objetivo a ressignificação de vivências atravessadas por identificações autoagressivas. As reflexões buscavam a desmistificação de preconceitos vinculados à sua condição social de pobreza. Em suas práticas, os jovens reiteravam o rótulo de periculosidade que a sociedade lhes impõe. Trabalhou-se com a mediação dos conceitos de classe perigosa, categoria de acusação e internalização da violência social. Foram alertados sobre o quanto legitimavam a necessidade de vigilância da sociedade e do Estado. Nos diálogos, foi mantido o acordo de não permitir a exposição de suas intimidades. Foram utilizados diferentes procedimentos e a temática reiterada era a da violência social em suas diversificadas nuanças. A maior dificuldade foi lidar com a intensidade de cristalização dos estigmas sociais internalizados por esses adolescentes, afetados pelas conotações de periculosidade e malignidade.

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

CANIATO, A. M. P., CASTRO, M. A., MARTINELLI, K. Q., SANTOS, L. H., & SILVA, S. G. (2013). Tentando desfazer preconceitos em uma educação emancipatória: o grupo dos remanescentes. Estudos De Psicologia, 30(4). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8702