Representações sociais sobre aprendizagem formuladas por adolescentes do ensino médio

Autores

  • Wilma Nascimento dos Santos Ganso CARVALHO Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco, Programa de Psicologia Educacional
  • Márcia Siqueira de ANDRADE Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco, Programa de Psicologia Educacional

Palavras-chave:

Adolescente, Aprendizagem, Percepções sociais

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar as representações sociais sobre aprendizagem formuladas por adolescentes. Para se alcançar o objetivo proposto, realizou-se estudo de caso descritivo de caráter transversal com alunos do ensino médio de três escolas. Para a coleta de dados, foi aplicado questionário semiestruturado. Os dados qualitativos foram analisados pela técnica da análise de conteúdo, e os dados quantitativos, por análises descritivas e inferenciais. Foram levantadas, a posteriore, três categorias teóricas que emergiram dos discursos dos participantes, o que indica distintas representações sociais sobre aprendizagem: concepção tradicional, renovada e contemporânea. Os resultados apontam a predominância da concepção contemporânea nos grupos estudados. Essa situação sugere que os adolescentes que assumiram a concepção contemporânea representem a aprendizagem de forma vinculada ao sistema periférico, dispositivo que prepara as transformações cristalizadas, amortecendo o confronto entre realidade subjetiva e elementos consensuais, constitutivos do núcleo central das representações sociais

 

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Publicado

2013-03-31

Como Citar

CARVALHO, W. N. dos S. G., & ANDRADE, M. S. de. (2013). Representações sociais sobre aprendizagem formuladas por adolescentes do ensino médio. Estudos De Psicologia, 30(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8532