Caracterização de queixas escolares e diagnósticos no Ambulatório de Neuro-Dificuldades de Aprendizagem

Autores

  • Mariana Coelho CARVALHO Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas.
  • Ricardo Franco de LIMA Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Neurologia
  • Gláucia Gabriela Bagattini de SOUZA Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Neurologia
  • Taciana Coli PIRES Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Neurologia.
  • Rafael PIERINI Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Neurologia
  • Sonia das Dores RODRIGUES Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Neurologia.
  • Adriana Nobre Paula SIMÃO Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Neurologia.
  • Sylvia Maria CIASCA Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Neurologia.

Palavras-chave:

Estudantes, Diagnóstico, Transtornos de aprendizagem

Resumo

O objetivo do trabalho foi caracterizar as crianças encaminhadas ao Ambulatório de Neuro-Dificuldades de Aprendizagem da Universidade Estadual de Campinas em 2010. Foram analisados dados de 203 crianças e jovens, de ambos os gêneros, com faixa etária entre 4 e 17 anos de idade, cursando do ensino infantil ao médio. As crianças encaminhadas com queixas escolares passaram por avaliações interdisciplinares com objetivo diagnóstico e após o processo avaliativo foram devidamente encaminhadas para intervenções específicas conforme o caso. Na amostra de crianças atendidas houve maior frequência do gênero masculino (67,0%), uma idade média de 10 anos e 11 meses, com maior número de pessoas cursando o 5ª ano. As principais queixas foram dificuldades globais de aprendizagem e desatenção. Dos resultados das avaliações, 43,8% foram de dificuldades escolares de ordem pedagógica e 32,2% de deficiência intelectual. Os achados obtidos corroboram outros estudos de caracterização de queixas escolares e comportamentais de crianças e adolescentes em centros especializados. Os dados também reforçam a importância da avaliação de equipe interdisciplinar em um processo de investigação das queixas escolares.

 

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Publicado

2023-03-15

Como Citar

CARVALHO, M. C., LIMA, R. F. de, SOUZA, G. G. B. de, PIRES, T. C., PIERINI, R., RODRIGUES, S. das D., … CIASCA, S. M. (2023). Caracterização de queixas escolares e diagnósticos no Ambulatório de Neuro-Dificuldades de Aprendizagem. Estudos De Psicologia, 33(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7810

Edição

Seção

PSICOLOGIA EDUCACIONAL