O papel do psicólogo na educação profi ssional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar

Autores

Palavras-chave:

Área de atuação profissional, Educação profissionalizante, Psicologia escolar

Resumo

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia oferecem cursos que vão do Ensino Médio Técnico à Pós-Graduação, voltados à formação profissional e tecnológica e à formação docente. As transformações no ensino profissionalizante, a oportunidade de os estudantes optarem por percursos diferentes na formação e o envolvimento da comunidade acadêmica nos processos educativos tornaram-se objetos de interesse da Psicologia Escolar. Este estudo, de caráter qualitativo, caracteriza a atuação de psicólogos escolares em um Instituto Federal do país. Os resultados revelaram que os participantes possuem uma formação inicial generalista, acompanhada de aperfeiçoamentos nas áreas da Psicologia e da Educação. Em virtude dessa formação, depreende-se que a atuação dos psicólogos escolares, em sua maioria, foi direcionada para ações de apoio aos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. Por outro lado, em alguns relatos foram identificados também os interesses dos psicólogos em propor uma intervenção que se aproxima das contribuições da Psicologia Escolar Crítica.

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Publicado

2023-02-16

Como Citar

FEITOSA, L. R. C., & ARAUJO, C. M. M. (2023). O papel do psicólogo na educação profi ssional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar. Estudos De Psicologia, 35(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7449

Edição

Seção

PSICOLOGIA EDUCACIONAL