Elaborações imaginativas de professores sobre adolescência: uma leitura Winnicottiana

Autores

Palavras-chave:

Adolescência, Família, Psicologia, Vulnerabilidade social

Resumo

O adolescente em situação de vulnerabilidade social demanda dos pais, professores e da sociedade um cuidado que o proteja dos riscos adicionais aos quais está exposto, sem que o desenvolvimento de sua autonomia seja comprometido. Este estudo qualitativo teve como objetivo investigar elaborações imaginativas de 30 professores sobre a adolescência, utilizando a Narrativa Interativa como recurso investigativo. O material narrativo foi analisado interpretativamente em busca dos sentidos afetivo-emocionais subjacentes às elaborações dos participantes, resultando nos campos de sentido: “Não façam da adolescência um bicho de sete cabeças” e “Adolescência: sinal de perigo”. Para além das questões pedagógicas, os participantes manifestaram dificuldade para lidar com questões próprias ao desenvolvimento emocional do adolescente, oscilando entre concepções estereotipadas e uma postura empática diante da imaturidade que é própria da idade. Conclui-se que os professores vivenciam sentimentos ambivalentes em relação aos alunos, assumindo desde uma postura autoritária até aceitação do conflito adolescente como natural nessa etapa do desenvolvimento

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Publicado

2023-02-07

Como Citar

AMARAL, T. K. C. T., SILVA, E. F. da, GRANATO, T. M. M., & Li, L. F. R. de S. (2023). Elaborações imaginativas de professores sobre adolescência: uma leitura Winnicottiana. Estudos De Psicologia, 38. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7295

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO