Grupo educativo de cirurgia cardíaca em um hospital universitário: impacto psicológico

Autores

  • Jeanny Joana Rodrigues Alves de SANTANA Universidade de São Paulo
  • Luan Flávia Barufi FERNANDES Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Carla Rodrigues ZANIN Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Christiane Maia WAETEMAN Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Marcelo SOARES Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Palavras-chave:

Cirurgia torácica, Impacto psicossocial, Instrução em grupo

Resumo

Este estudo avaliou o impacto psicológico de um grupo educativo de cirurgia cardíaca em pacientes de um hospital universitário. Participaram 73 sujeitos, dos quais 62% eram homens. A média de idade foi 52 anos, desvio-padrão foi 16. Os pacientes foram submetidos a uma sessão multidisciplinar com exposição dialogada sobre cardiopatias, procedimento cirúrgico e sintomas psicológicos. Os resultados mostraram que, para poucos pacientes (36%), o grupo ajudou a esclarecer dúvidas sobre o tratamento, demonstrando a necessidade de ajustes nas estratégias didáticas para melhor compreensão dos conteúdos. A análise das emoções percebidas após participação no programa revelou que 70% responderam estar esperançosos. A contraposição entre "esperança" e "tranquilidade" foi uma resposta emocional esperada frente à vivência da cirurgia, avaliada como uma condição de ameaça ambiental. Conclui-se que o grupo educativo foi benéfico para o ajustamento psicossocial do paciente à cirurgia. Entretanto, maior eficácia será alcançada mediante aperfeiçoamento do método de atuação e inclusão de um programa interdisciplinar estruturado para controle do stress.

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Publicado

2010-03-30

Como Citar

SANTANA, J. J. R. A. de ., FERNANDES, L. F. B. ., ZANIN, C. R. ., WAETEMAN, C. M. ., & SOARES, M. . (2010). Grupo educativo de cirurgia cardíaca em um hospital universitário: impacto psicológico. Estudos De Psicologia, 27(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7123