Jogos materno-infantis: estimulação essencial para a criança com paralisia cerebral
Palavras-chave:
Paralisia cerebral, Brincar, Desenvolvimento, Interação infantilResumo
O objetivo deste estudo foi verificar a influência potencial de atividades lúdicas, realizadas no contexto hospitalar, sobre os processos desenvolvimentais de crianças com paralisia cerebral, a partir da análise dos elementos do microssistema de Urie Bronfenbrenner. Partindo de uma abordagem qualitativa, esta pesquisa se caracterizou como um estudo de caso interpretativo. Quatro crianças com paralisia cerebral e suas mães foram selecionadas como sujeitos desta pesquisa, realizada na sala de espera da Fisioterapia Neurológica Infantil do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas. O critério de escolha foi: diagnóstico de paralisia cerebral, assiduidade ao atendimento fisioterápico e concordância em participar de todas as etapas da pesquisa. Os instrumentos de pesquisa foram: observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados revelaram uma mudança positiva nas atitudes das mães e das crianças em relação ao ambiente.
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