Prevenção às drogas nas escolas: uma experiência pensada a partir dos modelos de atenção em saúde

Autores

  • Ana Cláudia MÜLLER Clínica Valéria Colomé
  • Cátia Lucila PAUL Prefeitura Municipal, Bom Retiro do Sul
  • Nair Iracema Silveira dos SANTOS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Abuso de drogas, Política de saúde, Prevenção

Resumo

Ao longo da história da saúde pública, vários modelos de atenção foram construídos para orientar ações nessa área, destacando-se o modelo biomédico, o da medicina comunitária e o em defesa da vida. Este artigo trata da análise de um projeto de prevenção às drogas no ambiente escolar realizado em Santa Maria (RS) e discute a relação desta proposta com os modelos de atenção em saúde. A partir da experiência, conclui-se ser necessário romper com o paradigma hegemônico e estruturar as ações de prevenção às drogas conforme modelos alternativos, permitindo que alunos, professores e comunidade assumam o papel de promotores de sua própria saúde.

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Publicado

2008-12-31

Como Citar

MÜLLER, A. C. ., PAUL, C. L. ., & SANTOS, N. I. S. dos . (2008). Prevenção às drogas nas escolas: uma experiência pensada a partir dos modelos de atenção em saúde. Estudos De Psicologia, 25(4). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7039